Na proximidade do Dia das Mães, é natural que Tamires, a única jogadora da seleção brasileira que tem filho, seja muito procurada para pautas sobre maternidade no esporte.

Há uma curiosidade muito grande das pessoas sobre “como é ser mãe e jogar futebol?”. Tão grande que essa é a pergunta que Tamires ouve sempre, de janeiro a janeiro, em todas as entrevistas que dá. Como jogadora do Corinthians, ela costuma responder mais sobre maternidade do que sobre sua profissão.

Como é ser mãe e jogar futebol? A melhor resposta para essa pergunta seria: não é. Porque maternidade no esporte ainda é um tabu muito grande e uma raridade.

Segundo um levantamento da FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol) de 2017, só 2% das 3.600 jogadoras profissionais de todos os continentes são mães. Na última Copa do Mundo, elas representavam menos de 1% das 552 jogadoras.

Claro que não é fácil para uma atleta ser mãe durante sua carreira esportiva —o corpo, que passará por todas as modificações de uma gestação, é o instrumento de trabalho delas, e sempre é um desafio voltar ao alto rendimento depois de tantas mudanças com uma gravidez. Só que o maior empecilho nem é esse.

O problema é conseguir um clube que mantenha o contrato de uma jogadora durante a gravidez para que ela possa parar por uns meses e voltar com o emprego assegurado (em outras profissões, a licença-maternidade é garantida na legislação trabalhista).

Por isso, o que costuma acontecer é que uma jogadora tem sempre que escolher: a carreira ou a maternidade. A mesma pesquisa da FifPro mostra que 47,4% das jogadoras consideram se aposentar mais cedo para formar uma família. No caso de Tamires, a gravidez não foi planejada e quase acarretou o fim de sua carreira. Foram dois anos afastada até conseguir voltar para brilhar em campo novamente.

Mas tem outra coisa sobre essa pergunta. Ela nunca é feita a um jogador. “Como é ser pai e jogar futebol?”. “Você sente falta do seu filho quando estÃ

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe