Na proximidade do Dia das Mães, é natural que Tamires, a única jogadora da seleção brasileira que tem filho, seja muito procurada para pautas sobre maternidade no esporte.

Há uma curiosidade muito grande das pessoas sobre “como é ser mãe e jogar futebol?”. Tão grande que essa é a pergunta que Tamires ouve sempre, de janeiro a janeiro, em todas as entrevistas que dá. Como jogadora do Corinthians, ela costuma responder mais sobre maternidade do que sobre sua profissão.

Como é ser mãe e jogar futebol? A melhor resposta para essa pergunta seria: não é. Porque maternidade no esporte ainda é um tabu muito grande e uma raridade.

Segundo um levantamento da FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol) de 2017, só 2% das 3.600 jogadoras profissionais de todos os continentes são mães. Na última Copa do Mundo, elas representavam menos de 1% das 552 jogadoras.

Claro que não é fácil para uma atleta ser mãe durante sua carreira esportiva —o corpo, que passará por todas as modificações de uma gestação, é o instrumento de trabalho delas, e sempre é um desafio voltar ao alto rendimento depois de tantas mudanças com uma gravidez. Só que o maior empecilho nem é esse.

O problema é conseguir um clube que mantenha o contrato de uma jogadora durante a gravidez para que ela possa parar por uns meses e voltar com o emprego assegurado (em outras profissões, a licença-maternidade é garantida na legislação trabalhista).

Por isso, o que costuma acontecer é que uma jogadora tem sempre que escolher: a carreira ou a maternidade. A mesma pesquisa da FifPro mostra que 47,4% das jogadoras consideram se aposentar mais cedo para formar uma família. No caso de Tamires, a gravidez não foi planejada e quase acarretou o fim de sua carreira. Foram dois anos afastada até conseguir voltar para brilhar em campo novamente.

Mas tem outra coisa sobre essa pergunta. Ela nunca é feita a um jogador. “Como é ser pai e jogar futebol?”. “Você sente falta do seu filho quando estÃ

 » Read More

No Comments
Comments to: Jogadoras de futebol que são mães sofrem cobrança dupla

Trending Stories

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login