Durante mais de um século, atletas fizeram o espetáculo esportivo se transformar na atração de maior alcance do planeta. Não há quem não se encante em assistir a movimentos corporais precisos, perfeitos, quase divinos.

Compreendendo a extensão desse fenômeno, há décadas passei a defender que os atletas são o maior legado dos Jogos Olímpicos, não os estádios, a infraestrutura da cidade ou o afluxo de turistas. Sem atletas não há esporte.

Mas parece que a compreensão institucional caminha em outra direção. O negócio esporte vem em primeiro lugar. Para tanto, impedem a circulação de símbolos preciosos ao esporte, cobram fortunas impagáveis para uso da imagem de atletas em filmes, documentários ou publicações e ainda determinam que toda e qualquer ação dos protagonistas seja cercada, impedindo assim a comunicação espontânea de quem faz o esporte.

Afirmo categoricamente que esse “cuidado” é apenas e tão somente exploração. Houvesse mesmo cuidado, o COI já teria sido categórico em determinar que os atletas deveriam se recolher e respeitar a quarentena que todos os cidadãos do mundo estão sendo chamados a praticar.

A menos que esteja sendo preparada uma surpresa, levando os Jogos Olímpicos para Marte ou outro planeta, protegendo assim a galinha dos ovos de ouro —a saber, não os atletas, mas o espetáculo realizado por eles.

A miopia dos dirigentes coloca em risco um dos valores olímpicos: a igualdade. Quando alguns têm acesso a treinos e preparação e outros não, esse princípio cai por terra, desmerecendo todos os resultados alcançados na competição.

Em condições normais, estaríamos em plena época de seletivas, pré-olímpicos, disputas por vagas preciosas e repescagens porque, logo mais, em julho, a chama olímpica chegaria ao estádio de Tóquio e com ela seriam inaugurados os Jogos da 32ª Olímpiada da Era Moderna.

Entretanto, atletas, técnicos e comissões fazem parte de um sistema social afeitos às mazelas do lugar e do g

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe