Durante mais de um século, atletas fizeram o espetáculo esportivo se transformar na atração de maior alcance do planeta. Não há quem não se encante em assistir a movimentos corporais precisos, perfeitos, quase divinos.

Compreendendo a extensão desse fenômeno, há décadas passei a defender que os atletas são o maior legado dos Jogos Olímpicos, não os estádios, a infraestrutura da cidade ou o afluxo de turistas. Sem atletas não há esporte.

Mas parece que a compreensão institucional caminha em outra direção. O negócio esporte vem em primeiro lugar. Para tanto, impedem a circulação de símbolos preciosos ao esporte, cobram fortunas impagáveis para uso da imagem de atletas em filmes, documentários ou publicações e ainda determinam que toda e qualquer ação dos protagonistas seja cercada, impedindo assim a comunicação espontânea de quem faz o esporte.

Afirmo categoricamente que esse “cuidado” é apenas e tão somente exploração. Houvesse mesmo cuidado, o COI já teria sido categórico em determinar que os atletas deveriam se recolher e respeitar a quarentena que todos os cidadãos do mundo estão sendo chamados a praticar.

A menos que esteja sendo preparada uma surpresa, levando os Jogos Olímpicos para Marte ou outro planeta, protegendo assim a galinha dos ovos de ouro —a saber, não os atletas, mas o espetáculo realizado por eles.

A miopia dos dirigentes coloca em risco um dos valores olímpicos: a igualdade. Quando alguns têm acesso a treinos e preparação e outros não, esse princípio cai por terra, desmerecendo todos os resultados alcançados na competição.

Em condições normais, estaríamos em plena época de seletivas, pré-olímpicos, disputas por vagas preciosas e repescagens porque, logo mais, em julho, a chama olímpica chegaria ao estádio de Tóquio e com ela seriam inaugurados os Jogos da 32ª Olímpiada da Era Moderna.

Entretanto, atletas, técnicos e comissões fazem parte de um sistema social afeitos às mazelas do lugar e do g

 » Read More

No Comments
Comments to: Jogos Olímpicos são esperados há anos, mas não estão acima da vida

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]
close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login