Voltemos a olhar para a metade cheia do copo.

Em tempos de justificável pessimismo, não custa olhar para a crise, como há milênios fazem os chineses.

A pandemia oferece de mãos –bem lavadas, por favor, diversas vezes ao dia– beijadas a possibilidade de adequar o calendário brasileiro do futebol ao que se pratica, há décadas, no mundo civilizado do ludopédio, com adesões mais recentes de centros importantes da América Latina.

Tudo indica que o vírus liquidou os anacrônicos campeonatos estaduais nos moldes em que são disputados até serem tardiamente interrompidos.

Esqueça que corintianos, cruzeirenses, botafoguenses e vascaínos têm motivos para comemorar a interrupção.

Abandone sentimentos clubísticos apenas até o fim da leitura da coluna –se a rara leitora e o raro leitor tiverem paciência para tanto–, deixe de lamentar a suspensão dos jogos como são-paulina ou são-paulino com motivos para sonhar com o título, e pensemos juntos: adiada a inútil Copa América, postergadas as eliminatórias para a Copa do Mundo e considerando-se que a pandemia não dará trégua até julho, por que não começar o Brasileiro no segundo semestre e terminá-lo no meio do ano que vem, adotar a temporada 2020/2021?

Não venha, por favor, com o argumento do verão, porque os campeonatos estaduais já são disputados durante os meses mais quentes do ano. Bastará começar os jogos em horários mais amenos.

Feito isso, olhe que beleza: assim como na maior parte do planeta, por aqui também poderemos respeitar as datas Fifa e paralisar o campeonato quando houver jogos da seleção.

Com ajustes aqui e ali, será possível disputar o torneio mais importante do país apenas aos fins de semana, reservando os meios aos mata-matas nacionais e continentais.

De quebra, ainda será possível fazer pré-temporadas nos torneios de verão Europa afora, como muito antigamente faziam os melhores times brasileiros, porque, então,

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe