Apesar das incertezas e do futuro após o coronavírus, existe uma esperança, que é mais um desejo, de que o Brasil e o mundo se tornem melhores, menos desiguais, egoístas e mais solidários, decentes.

A falta de uma visão mais humana e coletiva ocorre também no futebol, fora e dentro de campo. Uma das razões da queda de qualidade do futebol brasileiro é a excessiva valorização do individualismo, do drible e dos meias e atacantes habilidosos, em detrimento do conjunto, da técnica e do passe, símbolo do jogo coletivo. O passe e o drible, no momento certo, são essenciais e se completam.

A adoração pelos meias habilidosos e individualistas tem a ver com a divisão que houve no meio-campo e que persiste até hoje, entre os volantes que marcam e os meias que atacam.

Com isso, diminuíram, no Brasil, os craques meio-campistas, que jogam de uma intermediária à outra, organizadores, pensadores, como Didi, Gérson, Falcão, Cerezo, Xavi, Iniesta, Kroos, De Bruyne, Pogba e outros. Há décadas que o Brasil não forma um craque mundial com essas características.

O futebol brasileiro, fora e dentro de campo, seguiu o modelo egoísta da sociedade, da radicalização (é ótimo ou péssimo), do jogo de interesses, da proteção aos amigos, do desejo de levar vantagem em tudo, o que não tem nada a ver com Gérson, que era em campo o símbolo do futebol coletivo.

Ao ver vários jogos de seleções brasileiras do passado, tive a percepção de que os times campeões foram melhores do que eu pensava, incluindo o de 1970. Fiquei mais bonzinho ou minha visão atual é diferente, mais técnica e tática, sem a emoção daqueles momentos?

Qual foi superior, a seleção de 1958 ou a de 1970? Há dúvidas. Pelé, o único que jogou nas duas, disse, certa vez, que a de 1958 foi melhor. Ele e outros devem se basear, principalmente, na qualidade individual, pois a de 1958 tinha Pelé e Garrincha, os dois maiores da história do futebol brasileiro.

 » Read More

No Comments
Comments to: O jogo dentro e fora de campo é espelho da nossa sociedade

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login