O adiamento da Olimpíada de Tóquio-2020 pode propiciar aos organizadores uma oportunidade providencial de resolver outro de seus problemas graves: o calor do verão.

A decisão histórica de adiar os Jogos por conta da pandemia do coronavírus deu a Tóquio uma gama de opções sobre a data em que eles serão realizados, definida por enquanto como “depois de 2020, mas no máximo até o verão [o terceiro trimestre, no hemisfério norte] de 2021”.

Isso deixa aberta a possibilidade de uma Olimpíada de primavera, o que removeria de imediato as preocupações sobre os problemas que o calor e umidade brutais do verão japonês podem causar aos atletas e espectadores.

​Yuriko Koike, a governadora de Tóquio, confirmou que o adiamento havia gerado essa possibilidade tentadora –e também permitiria que a capital japonesa recuperasse a maratona, que havia sido transferida à cidade de Sapporo, mais ao norte, para escapar do calor.

“Já que estamos nessa situação, uma das ideias é que [o Comitê Olímpico Internacional] transfira a data para um período menos quente”, ela disse. Koike adicionou posteriormente, com um sorriso, que acredita que Tóquio seja um bom lugar para realizar a maratona, se a temperatura for menos bruta.

Thomas Bach, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), de fato afirmou que as datas abertas para a realização do evento não se limitam aos meses de verão. “Todas as opções estão em debate, antes e incluindo o verão de 2021”, disse.

O mesmo pensamento claramente ocorreu a Yoshiro Mori, líder do comitê organizador dos Jogos de Tóquio, logo depois do adiamento.

“Estamos tentando montar um novo calendário para que os Jogos aconteçam até o verão. Podem acontecer antes… Como resultado, se fosse possível evitar a parte mais quente do verão, isso seria uma oportunidade afortunada”, ele disse, minutos depois do anúncio do adiamento.

Bach descreveu a tarefa sem precedentes de reorganizar o maior evento esportivo do planeta como “um imenso quebra-cabeças” e afirmou que qualquer data alterada criaria problemas.

Uma Olimpíada de primavera conflitaria com o final da temporada do futebol europeu, com os playoffs da NBA e o começo da temporada do beisebol profissional nos Estados Unidos, apontou Marcus Luer, presidente-executivo da Total Sports Asia, uma empresa de branding esportivo.

“Gosto da ideia em geral. Abril-maio é um período bonito no Japão e, desse ponto de vista, faz sentido”, ele disse à AFP. Mas, na sua visão, os conflitos de datas tornam a ideia “muito complicada”.

No entanto, qualquer alteração de data gera conflitos. Realizar a Olimpíada no verão exigiria que o atletismo e a natação mudassem a d

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe