Quando eu era professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais atendia no ambulatório, junto com os alunos e médicos residentes. Percebia que havia um grande número de jovens, sadios, excessivamente preocupados com o corpo, com o medo de adoecerem e de serem impedidos de trabalhar.

O corpo era tudo. O “eu” era o corpo.

Esse medo, as necessidades financeiras e a falta de moradias decentes dificultam bastante para os mais pobres seguirem a ciência e o isolamento social, mas isso não deveria ser motivo para irem atrás dos negativistas, onipotentes, que acham que sabem mais que a ciência.

Neste sábado (16) começou o Campeonato Alemão, sem público. A maioria dos outros países europeus deve iniciar as competições até julho. Já passaram pelo pico da doença e, agora, estão em constante queda, bem diferente do Brasil. França, Holanda e Bélgica encerraram os atuais campeonatos.

Estou com saudade do futebol ao vivo e curioso para ver o protocolo de distanciamento físico adotado pelos alemães. O futebol possui uma antiga máxima de que é um esporte de contato. Como serão as comemorações dos gols, o posicionamento dos jogadores na barreira, nas cobranças de falta e dentro da área, nos escanteios?

Haverá uma trombada com dois jogadores caídos no chão, abraçados, compartilhando suores e secreções? Certamente será um modelo para outros países.

Quando parou o futebol, o Bayern era líder do Campeonato Alemão e estava muito bem na Liga dos Campeões. Vários jogadores são destaques também na seleção atual, como Neuer, Kimmich, Gnabry e ainda o experiente Müller. Há vários excepcionais estrangeiros, como Lewandowski, Thiago Alcântara, Alaba e o brasileiro Philippe Coutinho, muitas vezes, na reserva.

A Alemanha sempre se destacou pelo jogo coletivo, pela troca de passes, pela presença de ótimos meio-campistas e pelos poucos dribles (somente os necessários), enquanto o Brasil se caracteriza

 » Read More

No Comments
Comments to: Os alemães estão de volta

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login