Na última semana, comemorou-se um ano de mais um feito histórico de Marta no futebol. Até 2019, o alemão Miroslav Klose era conhecido como “o maior artilheiro da história das Copas”, com 16 gols.

Sendo assim, imaginava-se que, se um dia alguém fizesse 17 tomaria dele esse posto. Marta fez, mas dizem que “são esportes diferentes” o futebol praticado por ela e pelo alemão (ainda que tenham as mesmas regras, as mesmas dimensões de campo, gol e bola).

Disseram que Marta é a maior artilheira das Copas femininas (o que ela já era antes de começar o Mundial de 2019) e Klose é o maior artilheiro das Copas masculinas. O curioso é que quando falam dele, costumam se “esquecer” de colocar o “masculinas” no final. “Não faz sentido a comparação”, foi o que ouvi muitos dizerem.

Não há comparação alguma nesta frase: Marta é a maior artilheira das Copas. Por que essa afirmação incomoda tanto? Por que há uma necessidade tão grande recém-adquirida em reafirmar Klose como maior artilheiro da história da “Copa do Mundo masculina” e Marta como maior artilheira da história da “Copa do Mundo feminina”? Até 18 de junho de 2019, não havia nenhuma exigência para adicionar o “masculina” na hora de falar do feito de Klose. No dia em que uma mulher o ultrapassou, curiosamente eles se lembraram: são coisas diferentes, precisa especificar o gênero.

Já repararam que nos acostumamos a subentender que, quando falamos de um esporte ou de uma competição sem especificar o gênero, estamos falando da modalidade masculina? O maior artilheiro das Copas, a maior artilheira das Copas femininas. O maior artilheiro da seleção brasileira, a maior artilheira da seleção brasileira feminina. O maior vencedor do tênis, a maior vencedora do tênis feminino.

Em português, quando se fala em artilheiro, já se especifica o gênero —ainda assim, no feminino a gente faz duas vezes. Em inglês, não há designação de gênero na pergunta “Who is the top scorer of the World Cup history?” (Quem é o maior artilheiro da história da Copa do Mu

 » Read More

No Comments
Comments to: Por que a maior artilheira das Copas incomoda?

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]
close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login