No último dia 14, a Folha noticiou, em seu acervo diário de 50 anos atrás: “Tostão sente irritação no olho e deixa treino da seleção”.

Dr. Roberto Abdala Moura, que tinha operado meu olho esquerdo em setembro de 1969, foi, a pedido da comissão técnica, de Houston, nos Estados Unidos, a Guanajuato, no México, onde se concentrava o time brasileiro. Ele me examinou, falou que o problema era externo, uma conjuntivite, que, aos poucos, desapareceria a vermelhidão no olho e que eu poderia treinar e jogar o Mundial.

Convidado pela CBF, Dr. Roberto chegava às vésperas onde estávamos concentrados, me examinava, conversávamos, assistia às partidas da seleção e voltava aos Estados Unidos.

Apesar da afirmação contundente do médico, notei uma preocupação, compreensiva, da comissão técnica. Dias antes da divulgação da lista final dos que jogariam a Copa, disse a eles que eu estava pronto para jogar, mas que entenderia se decidissem pela minha dispensa. Eles me falaram que confiavam nas palavras do médico e que eu estaria no Mundial. Devia ter ficado calado. Quis ser mais realista que a realidade, mais honesto que a honestidade e corri o risco de ser cortado.

No dia 17 de maio de 1970, o Brasil fez um jogo amistoso contra o Deportivo León, do México. Ganhamos por 5 a 2, dois gols de Pelé, um de Rivellino, um de Paulo César Caju e um meu. Até aquele momento, Zagallo tinha dúvida sobre quem seria o titular na Copa.

Fui escolhido para o amistoso. Antes da partida, o técnico me disse que queria que eu jogasse à frente de Jairzinho e Pelé, sem ter de voltar para receber a bola, diferentemente do fiz no Cruzeiro e nas Eliminatórias, com João Saldanha. Disse a Zagallo: “Não há problema. Vou jogar como Evaldo, do Cruzeiro”.

No último dia 18, a Folha deu em seu acervo: “Apesar de errar muito, a seleção brasileira goleou o time mexicano”. Minha lembrança da partida, que não é muito

 » Read More

No Comments
Comments to: Quis ser mais realista que a realidade e corri risco de perder a Copa de 70

Trending Stories

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login