Uma auditoria forense na problemática agência antidoping oficial da Rússia (Rusada) parece ter identificado um novo problema: centenas de milhares de dólares, e talvez quantias ainda maiores, pagas para empresas ligadas a seus ex-dirigentes.

Os gastos, documentados pela consultoria financeira internacional Baker Tilly em um relatório solicitado pelo diretor-geral da agência, destinavam-se a pagar por equipamentos para exames antidoping e outros produtos e serviços.

De acordo com um sumário de 54 páginas do relatório visto pelo The New York Times, a entidade em diversos casos pagou valores 50% mais altos do que os preços de mercado, ou ainda maiores, por essas aquisições.

“As aquisições não foram feitas por meio de concorrências, e sim por decisão de dirigentes importantes da organização”, aponta o documento, que menciona um antigo diretor-geral da agência como um dos envolvidos.

A auditoria das finanças da Rusada foi solicitada por Yuri Ganus, atual diretor-geral. Ele, que era executivo do setor ferroviário, não tinha experiência em administração esportiva antes de assumir o posto, em 2017, mas tinha experiência quanto a resolver problemas de organizações em crise.

Uma das primeiras tarefas que ele empreendeu, disse Ganus, foi estudar as finanças da Rusada. Quando descobriu custos de equipamento e despesas muito superiores aos que antecipava, Ganus contratou a Baker Tilly para examinar toda a contabilidade da agência.

“Vi os papéis”, disse Ganus em entrevista por telefone. “Vi grandes diferenças entre o que foi proposto e os preços que eles receberam.”

O dirigente disse que esperava que houvesse uma ação oficial depois que as conclusões do relatório fossem submetidas às autoridades russas. Uma investigação foi iniciada e os dirigentes foram entrevistados, ele disse, mas, de repente, o caso foi encerrado.

Acreditando que sua agência foi vítima de fraude, ele escreveu à Procuradoria Pública de Moscou para exigir uma reabertura da investigação.

“Acredito nesse relatório”, disse Ganus. “Quando o comitê de apuração suspendeu a investigação, discordei da decisão.”

Os detalhes sobre as transações financeiras da Rusada são apenas a mais recente causa de preocupação para a agência e de perda de credibilidade do esporte russo.

No final do ano passado, a Agência Mundial Antidoping (Wada) excluiu a Rússia das competições esportivas internacionais por

 » Read More

No Comments
Comments to: Relatório revela novos problemas em agência antidoping russa

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login