Estudo feito pelo portal de estatísticas Footstats, organizado por José Eduardo Romanini, comparou o Brasil nas três Copas do Mundo vencidas desde 1970. Também nas derrotas de 1982, 2014 e 2018. Há surpresas incríveis, como o fato de o time de Zagallo, no México, ter desarmado mais do que o de Tite, na Rússia.

O que mais recuperou a bola foi o de Parreira, em 1994, mas também é surpreendente que seja o de mais desarmes no campo de ataque. Parreira era obsessivo pela posse, nunca pela pressão. Quando perdia a bola, recuava.

Sempre é importante considerar que o Brasil de Tite jogou melhor nas eliminatórias do que na Copa do Mundo. Ou seja, os números na Rússia não indicam o que a seleção é capaz de fazer. Indica o que fez nos dias de Mundial.

Desarmar menos, no caso do Brasil de 2018, tem a ver com a posse de bola. Das seis Copas estudadas, a seleção só teve mais controle do jogo pela troca de passes em 1970 e 1994. Passou 57% do tempo com a bola no pé, na Rússia, mais do que na Espanha, em 1982. Se tem mais tempo com a bola, fará menos desarmes. É matemática.

Tite teve o cuidado de corrigir a versão original do estudo, que indicava 45% de posse para o Brasil, na Rússia. Entregou os dados a seus analistas de desempenho, que tinham razão na correção. Dos cinco jogos entre Rostov e Kazan, o Brasil só teve menos controle da bola contra o México, e mesmo assim com 49%.

Foi superior nesse critério contra Suíça, Costa Rica, Sérvia e Bélgica. E chutou mais a gol em todos os jogos.

O Brasil segue sabendo e gostando de jogar. Contra a Bélgica, perdeu por 2 a 1, mas finalizou 26 vezes, contra 8 dos belgas. Em média, em 2018 chutou-se mais a gol do que nos títulos de 1994 e 2002, menos do que em 1970 e 1982. Mas a pontaria com Tite era melhor do que com Telê. A seleção na Rússia acertou o alvo em média 8,6 vezes, e na Espanha, 7,4.

Discute-se a quantidade de protagonistas brasileiros, de jogadores que decidem em clubes

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe