Mário Quintana tem uma frase lapidar que diz que “a mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer”. Em tempos de fake news e desentendimentos, observo a dificuldade em usar adequadamente as palavras para expressar pensamentos sem que haja distorções e interpretações inadequadas.

A expropriação do conhecimento por despreparados, ou mal intencionados, leva os ignorantes a se perderem como náufragos no oceano, buscando se agarrar a qualquer coisa que flutue. Tomo aqui os ignorantes como toda pessoa que se encontra vulnerável à uma informação, seja pelo desconhecimento, ou pela falta de cultura, estudo, experiência ou prática. Tento assim não agredir, ofender, destratar ou afrontar a quem quer que seja.

Digo isso para afirmar a necessidade de se ler os acontecimentos para além de como eles se nos apresentam.

Dias atrás Contardo Caligaris questionou em sua coluna a razão de se esconder fatos relacionados ao tratamento prescrito aos pacientes acometidos da Covid-19.

Em outro texto li sobre o silêncio das autoridades iranianas sobre a pandemia e o esforço necessário feito pela população para compreender a intensão do silêncio e não necessariamente às instruções dadas para agir diante da doença.

Vejo ainda como alguns seres ignaros usam de sua posição de poder para prescrever drogas sem efeito reconhecido pelos métodos científicos para sanar não uma pandemia, mas os males provocados pela incapacidade de lidar com o desconhecido que leva à morte.

Enfim, na semana em que se celebrou do dia do jornalista, é tempo de confirmar que a comunicação pode ser a linha por onde corre um trem veloz ou um fio que enrola e imobiliza uma verdade, ainda que temporária.

No mundo esportivo ainda se sente o impacto da suspensão, adiamento e cancelamento de competições. Dos campeonatos regionais aos Jogos Olímpicos tudo parou para preservar atletas e público, provando a condição social desse fenômeno que é mais do que um embate entre pessoas habilido

 » Read More

No Comments
Comments to: Tamanho da Olimpíada não justifica risco de desrespeitar protocolos

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]
close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login