Classificados para as quartas de final do Campeonato Paulista, Red Bull Bragantino, Santo André, Mirassol e Ponte Preta desafiam o histórico recente da competição, que não vê um time fora do grupo dos quatro grandes chegar à semifinal desde 2017.

Como se não bastasse a dificuldade usual de tentar desbancar as equipes mais poderosas do estado, a pandemia forçou a maioria dos clubes de menor expressão a passar por mudanças importantes em seus elencos, além de imputar gastos inesperados com a nova logística do Estadual.

Nos últimos 20 anos, 18 clubes que não pertencem ao grupo formado por Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo conseguiram chegar entre os quatro melhores do Paulista.

O levantamento da Folha considera os campeonatos de 2000 para cá, com exceção da edição de 2002, quando os grandes não participaram por terem jogado o Rio-São Paulo, e 2005 e 2006, disputados sob a fórmula de pontos corridos.

Nas 17 edições em que houve semifinal nesse período, cada torneio, em média, teve uma equipe de menor expressão “roubando” o lugar de um grande nessa fase. Desde 2014 duas zebras não furam esse domínio numa mesma edição.

A Ponte Preta, há três anos, foi o último time do interior a ganhar um posto entre os quatro melhores. Nas quartas de final de 2017, desbancou o Santos, justamente o seu adversário nas quartas da edição deste ano. Eles se enfrentam na quinta (30), às 21h30.

Naquela ocasião, o clube de Campinas também superou o Palmeiras na semifinal e ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo Corinthians na decisão.

“A paralisação obviamente trouxe desafios novos, também trouxe lições. Se por um lado economizamos na formação do elenco, por outro nos reforçamos com profissionais de fisiologia, trocamos a preparação física. E trouxemos alguns jogadores olhando já para o Brasileiro da Série B, que é o grande objetivo da Ponte Preta, voltar para a elite do futebol brasileiro”, diz Sebastião Arcanjo, presidente da Ponte.

Equipe de melhor campanha do Paulista até a paralisação, o Santo André foi um dos tantos clubes do Estadual afetados pela pandemia. Os contratos de 21 atletas se encerraram durante a pausa e a diretoria conseguiu renovar com 14. Outros cinco jogadores foram contratados, além de três que não haviam sido inscritos na primeira fase do torneio e agora integram a lista.

Somado aos gastos com rescisões e salários de quem se despediu do clube, o Santo André também desembolsou dinheiro para hospedar 38 profissionais em um hotel-fazenda durante o período de preparação para a retomada da competição, já que o seu município não estava autorizado pelo governo do estado a manter atividades esportivas.

Com um empate e uma derrota desde o retorno do Paulista, a equipe do ABC encerrou a primeira fase com a quarta melhor campanha e enfrentará, nas quartas de final, o Palmeiras. Será o único jogo dessa fase que terá transmissão da TV aberta (Globo),

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe