O comitê executivo da Uefa determinou nesta quinta (23) que as classificações para as competições europeias da próxima temporada devem obedecer a critérios esportivos, mesmo que as ligas nacionais sejam canceladas por causa da pandemia de coronavírus.

Apesar disso, a entidade continua a defender que a melhor solução é finalizar os torneios em campo, mesmo que seja necessário mudar o regulamento dos campeonatos, quase sempre disputados no sistema de pontos corridos.

A decisão foi uma resposta a movimentos de clubes que desejavam ver as vagas para a próxima Champions League determinadas pelo ranking histórico da competição.

Uma das possibilidades mais discutidas é a de que, se os torneios não forem finalizados em campo, a classificação final seja determinada pela média de pontos obtida até o momento da interrupção.

Bélgica e Escócia querem cancelar suas ligas nacionais nesta temporada e comunicaram o fato ao comitê executivo.

“A Uefa pede às associações nacionais e ligas que explorem todas as possibilidades para que sejam finalizadas todas as principais competições que dão acessos aos torneios da Uefa. Mas a Uefa deixa claro que a saúde dos jogadores, espectadores e todos os envolvidos no futebol deve ser a principal preocupação”, diz nota divulgada pela entidade.

“O cenário ideal é completar os torneios nacionais, possibilitando aos clubes se qualificarem por seus méritos esportivos no seu formato original. Se isso não for possível por causa de problemas no calendário, seria preferível que as ligas suspensas recomecem com um diferente forma

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe