Em meio à pandemia do novo coronavírus, que já infectou mais de 3 milhões de pessoas globalmente, algumas ligas e associações esportivas espalhadas pelo mundo têm criado protocolos para tentar retomar seus respectivos calendários de treinos e torneios.

A lista de recomendações para o retorno às práticas inclui desde o distanciamento físico de atletas até a proibição do cuspe durante jogos e eventos, como é o caso, por exemplo, da Coreia do Sul, que já realiza partidas de pré-temporada no beisebol e ensaia o retorno do campeonato em maio, assim como do futebol.

China, Alemanha e Espanha, no futebol, e os Estados Unidos, com a NBA, também esperam ver seus esportistas em ação daqui a algumas semanas.

No Brasil, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) trabalha com a Comissão Nacional de Médicos de Futebol em um protocolo de retomada das atividades durante a pandemia. A elaboração do documento conta com a participação de diversas áreas da entidade, mas ainda não há previsão de sua publicação.

Saiba como diferentes países e as associações de determinadas modalidades vêm trabalhando na tentativa de retomar o esporte:

Coreia do Sul

Na última semana, o beisebol profissional voltou a ser disputado na Coreia do Sul. Doosan Bears e LG Twins, rivais da capital Seul, realizaram um amistoso, no qual os organizadores já começaram a implementar algumas diretrizes para que a temporada regular da liga nacional comece já no próximo dia 5 de maio.

Antes dos jogos, que terão portões fechados, os atletas passarão por duas verificações de temperatura e deverão utilizar máscaras, exceto quando estiverem no campo ou no banco. Foi pedido aos jogadores que também evitem apertos de mão ou cumprimentos físicos com companheiros e adversários.

Cuspir, hábito frequente entre atletas do beisebol, principalmente no caso dos arremessadores, está proibido.

A federação de futebol da Coreia do Sul espera iniciar a liga nacional no próximo dia 8 de maio, com 27 rodadas ao invés das 38 realizadas normalmente, também com portões fechados.

Assim como no beisebol, atletas receberão a recomendação para evitarem cumprimentos e, inclusive, que não conversem entre eles durante os jogos. Técnicos deverão usar máscaras na beira do gramado.

Se um jogador da liga for testado e seu exame der positivo para Covid-19, toda a sua equipe será mantida em isolamento por um período de duas semanas.

De acordo com a Universidad Johns Hopkins, que monitora o contágio global, a Coreia do Sul registra 10.600 casos confirmados de coronavírus, com 246 óbitos.

China

A Federação de Futebol da China informou nas últimas semanas aos clubes que eles poderiam retornar aos treinamentos. A expectativa da entidade é iniciar a disputa da primeira divisão chinesa em junho ou julho.

Antes de voltarem a campo para jogos oficiais, atletas e comissões técnicas enfrentariam duas baterias de testes da Covid-19. Uma primeira, já nas próximas semanas. A segunda, logo antes do começo do campeonato.

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe