Durante os quatro meses em que o Campeonato Paulista ficou paralisado por causa da pandemia, a Ponte Preta conviveu com a angústia de estar ameaçada de rebaixamento. O Mirassol se desfez de 18 jogadores no período. O Corinthians entrou na pausa muito pressionado e com risco de eliminação precoce.

Apesar das transformações nos elencos e da situação peculiar da competição, disputada sem torcida e com os times do interior atuando apenas na região metropolitana de São Paulo, o retorno ofereceu a esses três semifinalistas a oportunidade de ressurreição.

O duelo que melhor simboliza essa mudança de paradigma é o que acontece neste domingo (2), em Itaquera. Corinthians e Mirassol se enfrentam no estádio alvinegro, às 16h, com transmissão da Globo.

Até a parada do Paulista, em março, o técnico do time do Parque São Jorge, Tiago Nunes, era bastante questionado em razão do início ruim de temporada.

Além da diferença de cinco pontos para o Guarani no Grupo D do Estadual, a equipe já havia sido eliminada da Copa Libertadores pelo Guaraní (PAR), ainda na segunda fase do torneio continental.

A volta aos campos, porém, mudou de forma significativa o astral corintiano. Os alvinegros venceram o clássico contra o Palmeiras e, contando com a ajuda do São Paulo, que bateu o Guarani, conseguiram a classificação ao mata-mata após superar o Oeste na última rodada da fase de grupos.

Na última quinta-feira (30), diante do time de melhor campanha no Paulista, o Corinthians abriu o placar com apenas 23 segundos de jogo e começou a construir o triunfo sobre o Red Bull Bragantino. No segundo tempo, o atacante Jô, de volta ao clube para sua terceira passagem, completou a vitória por 2 a 0.

A chegada do centroavante de 33 anos, artilheiro na conquista do Campeonato Brasileiro de 2017, anima os torcedores e dá a Tiago Nunes uma boa opção para o ataque pensando não só na reta final do Paulista, mas também na continuidade da temporada.

O Corinthians também busca o tetracampeonato consecutivo no Estadual, feito inédito para o clube e que não acontece no torneio desde 1919, quando o futebol ainda era amador.

Seu adversário encarou durante a paralisação uma situação mais dramática. Em razão do adiamento da competição, o Mirassol se desfez de 18 jogadores –17 por encerramento de contrato e um por lesão—, 8 deles titulares.

Herói da classificação da equipe à semi, Zé Roberto, autor de dois gols na vitória por 3 a 2 sobre o São Paulo, foi inscrito no Campeonato Paulista na véspera do confronto pelas quartas de final.

O clube também passou a arcar com gastos que não estavam no planejamento para a temporada. Por conta das restrições impostas pelo governo do estado, o Mirassol, assim como a Ponte Preta, precisou se transferir para a região metropolitana da capital.

A Federação Paulista de Futebol ajuda os times do interior com o custeio da locomoção até sua “nova casa”

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe