Na contramão de quase todos os países do mundo, que desde a eclosão da pandemia de coronavírus interromperam suas atividades esportivas, Belarus decidiu que a bola deve continuar rolando.

E continua. Com público nos estádios, inclusive.

Para Alexander Lukashenko, 65, presidente da ex-república soviética desde 20 de julho de 1994 –ou seja, há mais de 25 anos–, o vírus, que já matou mais de 23 mil pessoas em todo o planeta (77 no Brasil) e infectou mais de 510 mil, não é perigoso.

“É apenas mais uma psicose, que beneficiará algumas pessoas e prejudicará outras. O mundo civilizado está pirando. É uma completa estupidez fechar as fronteiras. O pânico pode nos machucar mais do que o vírus em si”, declarou.

Ele sugeriu à população deixar os temores de lado, beber uma boa dose de vodca diariamente, ir à sauna de duas a três vezes por semana e continuar as atividades nas fazendas, pois “trabalho duro e um trator curam qualquer coisa”.

O presidente de Belarus. Alexander Lukashenko, em encontro com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em Minsk, capital do país europeu (Kevin Lamarque – 1º.fev.2020/Reuters)

Ao saber disso, foi impossível não lembrar do que disse nesta semana, em rede nacional, o presidente Jair Bolsonaro, que se referiu ao coronavírus como “um resfriadinho” –ressalte-se que o capitão reformado se nega a mostrar exame que comprove que ele não esteja infectado.

Assim, alheio às preocupações e às prevenções ao seu redor, o campeonato de Belarus, que tem 16 times, deu a largada normalmente na quinta-feira da semana passada. A segunda rodada começa nesta sexta (27), com duas partidas.

Seu time mais conhecido é o BATE Borisov, campeão nacional de 2006 a 2018. A sequência foi rompida em 2019 pelo Dinamo Brest.

O cenário é tão inusitada que seu mais famoso futebolista (ao menos neste século), o meia Alexander Hleb, 38, brincou com a situação, citando os dois melhores joga

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login