Um dos três jogadores de futebol com os maiores salários do planeta –os outros são Messi e Cristiano Ronaldo–, Neymar, protagonista da mais cara negociação do esporte até hoje, pode encarar durante a pandemia de coronavírus um corte de 50% em seus vencimentos.

Com quase todos os campeonatos do mundo parados há cerca de um mês, ligas e clubes viram as receitas com direitos de transmissão dos jogos, patrocinadores, bilheteria e venda de produtos diminuírem drástica e rapidamente, o que os fez correr atrás de soluções para evitar um colapso financeiro.

Uma delas tem sido a redução salarial dos jogadores, medida que tem sido aceita em alguns casos e recebida a contragosto em outros, resultando inclusive em demissão de atletas da Suíça.

Recentemente, Barcelona e Real Madrid anunciaram cortes, respectivamente, de 70% e de até 20% nos salários de seus atletas.

Na Itália, a decisão dos clubes em reduzir os pagamentos em 30% no caso de a temporada não poder ser retomada foi mal recebida pela associação de jogadores do país, que se disse “perplexa”.

“Os mesmos presidentes que querem suspender os salários mandaram seus times a campo até 9 de março, os fizeram treinar até a metade do mesmo mês e ainda monitoram e controlam os treinamentos individuais feitos conforme as diretrizes dos treinadores”, afirmou a entidade em um comunicado.

Houve a mesma proposta de corte de 30% na Inglaterra, porém os jogadores rejeitaram inicialmente e querem ter detalhes da situação financeira de cada agremiação para definir se é justo se submeterem a essa redução.

Neymar participa de treino do PSG em fevereiro, antes da paralisação dos campeonatos de futebol na Europa (Franck Fife – 28.fev.2020/ AFP)

Na França, segundo publicou a ESPN, houve uma reunião entre a União de Jogadores Profissionais e o Ministério das Finanças, na qual se acordou a medida de corte salarial, de acordo com o valor recebido por cada um.

“Não podemos forçar ninguém a aceitar”, afirmou Philippe Piat, o presidente da União de Jogadores. “Recomendamos a todos que aceitem, pois isso preservará e

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe