Enquanto não houver uma vacina, o que vai demorar muito tempo, teremos de conviver com a doença, mesmo com um número menor de casos, além de tomar cuidados diários para não sermos infectados.

O retorno à normalidade será lento e progressivo. Por isso, está muito distante a volta do futebol, mesmo sem torcida.

Dificilmente, haverá jogos antes de agosto. A CBF, como era necessário, vai ajudar os clubes pequenos e o futebol feminino.

No último sábado (4), assisti, pela ESPN Brasil, a um clássico entre Barcelona e Real Madrid, realizado em 2012. Guardiola e Ronaldinho Gaúcho não estavam mais no Barcelona. Terminou 2 a 2. Adivinhe quem fez os gols? Dois de Lionel Messi e dois de Cristiano Ronaldo.

Um dos comentaristas do jogo era José Trajano, companheiro generoso da época em que trabalhei na emissora. Trajano tinha sempre uma observação criativa e bem-humorada. A seu lado, na transmissão, dois excelentes profissionais, o narrador Paulo Andrade e o analista Paulo Calçade.

Os baixinhos Xavi e Iniesta brilhavam em campo. Os dois se completavam. Xavi era o organizador, o pensador. Jogava como se estivesse vendo a partida da arquibancada. Iniesta tinha mais recursos individuais, além de uma ótima técnica.

Xavi nunca passava a bola para o companheiro marcado nem para o companheiro muito livre. Ele dava um passe para o companheiro com o adversário por perto. Este achava que daria para desarmar e, quando dava o bote, a bola já estava com outro, e assim sucessivamente, até alguém se infiltrar para receber o passe dentro da área.

O Brasil, desde Falcão, não tem um craque no meio-campo no nível de Xavi, Gérson e De Bruyne, símbolos de grandes meio-campistas, de épocas diferentes. A razão disso foi a divisão que houve no meio-campo, entre os volantes que marcam e os meias que atacam. Falo isso há 20 anos.

Zidane, um dos maiores de todos os tempos, era mais um meia de ligação, mas, se el

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login