A palavra “família” foi repetida incontáveis vezes no caminho de Italo Ferreira, 25, para o título mundial de surfe. Quem acompanhou a conquista do potiguar em 2019 sabe quanto o atleta valorizou aqueles que sempre estiveram ao seu lado –mesmo que não estivessem mais– no momento de erguer as taças que tanto buscara.

No episódio dedicado ao campeão, a série “Sound Waves” mostra de maneira mais profunda essa relação. Produzido pela WSL (Liga Mundial de Surfe, na sigla em inglês), o filme de 24 minutos mistura imagens e sons da etapa decisiva da competição, no Havaí, com depoimentos e cenas colhidos na cidade do atleta, Baía Formosa.

Quem assistir ao documentário, disponível no site da WSL e em sua plataforma no YouTube a partir de 16 de abril, entenderá de maneira mais clara a trajetória de Italo até o topo em seu esporte. Há histórias batidas para os fãs mais antenados, como o início do potiguar surfando em uma tampa de isopor, mas há também momentos preciosos.

Ainda mais ilustrativas do que as belas ondas de Pipeline, onde foi decidido o campeonato, são as frases dos pais do primeiro nordestino vencedor do Mundial. Além de recordar as velhas dificuldades no Rio Grande do Norte, eles apontam insistentemente os valores que procuraram passar ao filho.

“Seja humilde”, afirma Luiz Ferreira de Souza, repetindo o que dizia ao garoto Italo. “Respeite todo o mundo, saiba chegar, saiba sair, tenha amizade boa. Não dê as costas a quem ajudou, não. Seja humilde, porque o campeão tem que ser humildade. Primeiro, ser humilde, para depois ser um campeão.”

“Meu pai sempre correu atrás das coisas para nunca deixar faltar as coisas em casa. E minha mãe sempre trabalhou bastante. Hoje, graças a Deus, por meio do meu trabalho e do meu esforço, consigo dar a eles o que querem”, diz Italo, grato também aos tios, que faziam as vezes de patrocinadores em suas primeiras competições.

A origem ajuda a desenhar a personalidade do atleta, que aparece em uma entrevista, respondendo sobre o que seria se não fosse surfista. “Pescador? Garçom? É só o que

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe