A goleada de 9 a 0 do Paris Saint-Germain sobre o Le Havre em amistoso no último dia 12 devolveu à elite do futebol europeu algo que a pandemia havia proibido até aqui: torcedores nas arquibancadas.

Como parte do plano de flexibilização do governo francês, um público de 5.000 pessoas foi autorizado a comparecer ao estádio Océane –que tem capacidade para 25 mil espectadores– para assistir ao triunfo da equipe parisiense, declarada campeã nacional após a suspensão da liga de futebol no país e que se prepara para as fases finais da Champions League.

Nesta sexta (24), às 16h, o PSG, que também fez um amistoso o Celtic na última terça (21), voltará a campo para o seu primeiro jogo oficial desde março. O time de Neymar, Marquinhos e Thiago Silva enfrentará na final da Copa da França o Saint-Étienne, com até 5.000 torcedores no Stade de France, que tem capacidade para 80 mil pessoas (Fox Sports transmite).

Se no amistoso contra o Le Havre o grito de gol foi uma exclusividade do PSG e de seus torcedores, a alegria de retornar aos campos foi compartilhada pelas duas torcidas. “Nós não damos a mínima para o PSG. Esse jogo foi uma forma de estar novamente com nossos amigos”, afirmou Johan Vattier, presidente da torcida Les Barbarians, do Le Havre.

Os espectadores precisaram usar máscaras para entrar no estádio, mas dentro do local muitos a deixaram de lado. O público também foi recomendado a manter distância entre as pessoas. Grupos de amigos ou familiares puderam se sentar juntos.

A ministra de Esportes da França, Roxana Maracineanu, compareceu ao jogo e avaliou a experiência como um sucesso. “Estou contente que o futebol na França pôde retornar de maneira popular, com mais gente nos estádios. [A França] É o único país do oeste europeu que pode fazê-lo”, disse Maracineanu.

De fato, a França foi o primeiro país entre os que abrigam as grandes ligas europeias de futebol a permitir o retorno de pessoas às partidas. Mas não deverá ser o único nos próximos meses.

A Bundesliga já discute com o Ministério da Saúde alemão a possibilidade de trazer de volta os torcedores na próxima temporada, e a Inglaterra também estuda a volta gradual do público à Premier League.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, manifestou o desejo de reabrir parcialmente os estádios da elite inglesa a partir de outubro, com o início da próxima temporada da competição. Além do monitoramento da Covid-19, o plano dependerá também do sucesso de eventos-teste em outros esportes, que receberão torcedores e servirão de modelo para avaliar a eficária da reabertura.

Para os dias 26 e 27 deste mês, estão programados dois amistosos de críquete no sul de Londres com a presença limitada de espectadores. O Campeonato Mundial de Sinuca, que acontecerá no dia 31, em Sheffield, também receberá torcedores.

Mas o acontecimento esportivo que gera mais expectativa entre os eventos-teste será o Glorious Goodwood,

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe