A Associação Escocesa de Futebol (SFA) pretende em breve proibir que as crianças com até 12 anos de idade cabeceiem a bola em treinamentos em seus respectivos clubes ou escolas.

O motivo, de acordo com Mike Mulraney, vice-presidente da entidade (que equivale no país do Reino Unido ao que a CBF é no Brasil), é preservar a saúde de meninos e meninas, reduzindo o risco de eles terem posteriormente danos cerebrais que afetariam as funções cognitivas, podendo inclusive resultar em demência.

A ação da SFA é motivada por um estudo divulgado em outubro passado, realizado pela Universidade de Glasgow, a cidade mais populosa da Escócia (com aproximadamente 600 mil habitantes), que apontou que os futebolistas têm 3,5 mais chance de morrer de doenças neurodegenerativas do que a população em geral.

Fizeram parte da pesquisa 7.676 ex-jogadores e 23 mil pessoas que não praticaram profissionalmente o futebol.

Apesar de o estudo não afirmar categoricamente que cabecear com frequência a bola resulta em patologias, ele induz a essa conclusão, o que levou Mulraney a afirmar:

“As crianças, em seu estágio de formação, precisam de proteção. Há um risco real que não pode ser medido agora, mas indubitavelmente há um risco. Não vejo lógica em tomarmos qualquer outra decisão”.

Ao abordar o tema, o jornal The Guardian, da Inglaterra, lembrou que uma pesquisa norte-americana feita na Suécia e divulgada há pouco mais de três anos, com uma base de dados de mais de 100 mil pessoas, concluiu que as que passaram por alguma concussão têm chance maior de ter problemas de saúde mental e menor de concluir o ensino médio e de se graduar no superior.

Constata-se uma concussão quando uma pancada na cabeça gera dores, desorientação e perda de memória, entre outros efeitos nocivos, como tontura, vômito e sonolência excessiva.

O brasileiro Firmino, do Liverpool, tenta ganhar jogada de cabeça contra Egan (12) e Basham, do Sheffield United, em jogo do Campeonato Inglês no estádio  » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe