As restrições impostas pelo governo britânico por conta da pandemia de Covid-19 não impediram milhares de torcedores de tomarem as ruas de Liverpool na noite desta quinta-feira (25), para comemorar o título do Campeonato Inglês.

Os arredores do estádio de Anfield receberam fãs completamente emocionados com o fim da espera que durou três décadas. Foram 11.016 dias aguardando para voltar a soltar o grito de campeão inglês. Pela primeira vez na era da Premier League, a taça mais cobiçada do país ficará por lá.

O clube do noroeste da Inglaterra não faturava o troféu do campeonato nacional desde 1990. Ou seja, ainda não havia saboreado ser o melhor time no atual formato da competição bilionária, cuja primeira edição aconteceu na temporada 1992/93.

O técnico alemão Jürgen Klopp e o elenco dos Reds assistiram pela TV à confirmação da conquista histórica. A derrota do Manchester City para o Chelsea por 2 a 1, no Stamford Bridge, sacramentou o título a sete rodadas do fim da competição, um recorde.

Na última quarta, o Liverpool goleou o Crystal Palace por 4 a 0, em casa, e no dia seguinte contou com o tropeço do time de Pep Guardiola em Londres para dar fim à disputa. A diferença entre as equipes é de 23 pontos, 86 contra 63.

Para alcançar o tão esperado feito, o Liverpool teve de aguardar também o retorno do futebol na Inglaterra depois de uma pausa de mais de cem dias, entre março e junho, por causa da pandemia. Por conta disso, todos os jogos desde que a temporada foi retomada acontecem com portões fechados e com rigorosas medidas de segurança.

“É um sentimento único, algo que eu nunca tinha vivido na vida e só tinha ouvido relatos do meu pai e do meu avô”, disse à Folha o estudante Connor Seddon, 19. “Não consigo encontrar palavras para realmente explicar o que eu sinto nesse momento. É claro que a questão da pandemia mudou um pouco o contexto, mas finalmente chegou o dia que o meu avô sempre falava, que iríamos voltar ao topo. A sensação de vencer a Premier League é diferente. O sentimento é surreal.”

Fogos de artifício iluminaram a noite de verão, embalada por muita cantoria e, claro, cerveja. O hino “You will never walk alone” (“você nunca caminhará sozinho”, lema da torcida do Liverpool) ecoou, assim como músicas em homenagem aos jogadores. Dentre os brasileiros Alisson, Fabinho e Roberto Firmino, todos protagonistas do elenco, o atacante da seleção brasileira foi o mais lembrado.

Os tradicionais pubs localizados ao redor do estádio permanecerão fechados até o próximo passo de abertura do comércio do país. Na aglomeração nas ruas, porém, raros eram os torcedores que se protegiam com máscaras faciais.

O Reino Unido é a terceira nação em número de mortes pela Covid-19

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe