Cheguei de viagem de férias na terça-feira (28) à noite, no momento do dilúvio em Belo Horizonte. Demorei a entrar em casa. Carros destruídos boiavam nas ruas, que se transformaram em rios. Belo Horizonte e outras grandes cidades foram construídas sobre rios canalizados. Os humanos pagam o preço por isso e pelas mudanças climáticas que provocam no planeta.

Voltei à rotina, após dez dias sem ver, escutar e ler sobre futebol. Fora os acontecimentos pontuais, algumas discussões se repetem ao longo dos anos. Uma delas é a formação e o posicionamento dos jogadores no meio-campo. Depois de uma longa tolerância e aceitação dos volantes brucutus, querem agora o oposto, que os volantes joguem de uma intermediária à outra, marquem, deem passes e ainda façam gols. É demais.

Nas melhores equipes do mundo, o meio-campo é formado por um volante centralizado (centromédio), que protege a defesa, inicia as jogadas ofensivas com bom passe e que pouco chega à grande área adversária, além de um meio-campista de cada lado, que defendem e avançam como meias. São raros os clássicos meias de ligação. Isso ocorre, entre outros motivos, porque não há espaço físico para eles jogarem, já que os times são compactos, com os três setores muito próximos.

Já no Brasil, com os zagueiros colados à grande área, protegidos pelos volantes, sobram grandes espaços entre eles e os atacantes, preenchidos pelo meia de ligação. Continua a visão arcaica de que os dois volantes marcam e o meia de ligação é o único responsável pela criação de jogadas.

Além do Flamengo, Santos, Internacional e Atlético-MG, dirigidos por técnicos estrangeiros, possuem desenho tático como o dos europeus, com um trio no meio-campo, formado por um volante e um meio-campista de cada lado. Gostei muito do volante Jobson, do Santos.

No empate entre Atlético-MG e Coimbra, pelo Campeonato Mineiro, o treinador Dudamel foi bastante criticado por jogar com trê

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login