Casa é aquele lugar sagrado que está associado ao acolhimento. Pode ser uma moradia com diferentes tamanhos, formatos, projetada ou não por arquitetos e engenheiros, com a dimensão de um barraco ou de uma mansão. Sinônimo de segurança, distingue-se de lar, que é a versão afetiva do espaço material constituído por piso, paredes e telhado.

Dentro dessa casa/lar é possível reunir pessoas com diferentes finalidades, que vão de uma reunião de trabalho a uma grande festa para celebrar feitos e conquistas. Diferente das cavernas ou tocas que tiveram a finalidade de abrigo, toda casa é moradia, uma construção cultural que reflete a sociedade que a constrói.

Diante da complexidade desse objeto, que é também conceito, facilmente se entende por que, nos momentos mais difíceis da vida, o desejo de quem está perdido ou demasiadamente cansado é voltar para casa.

Durante o último século, as exposições universais eram uma forma de aproximar os povos. Sem os meios de comunicação atuais, que fazem o mundo se conectar com a pressão de um botão, casas eram construídas ou produzidas em cidades que abrigavam esses eventos. Em 1900, em Paris, ocorreu uma dessas exposições, que ganhou a Torre Eiffel como símbolo e também os Jogos Olímpicos.

Nas últimas edições olímpicas, o Brasil esteve presente com a mesma ação bem-sucedida de outros países que montaram suas casas na cidade olímpica. O objetivo não era apenas mostrar a pujança do esporte nacional ou servir de base para que atletas medalhistas compartilhassem suas histórias de sucesso após o pódio.

Esse espaço com piso e teto, que para alguns chegou a ser um lar porque ali eram apresentadas as memórias de uma difícil trajetória que culminava num final feliz, era também um lugar para mostrar o país.

Contou ao longo dos anos com apoio do governo federal por meio de ministérios que construíram a imagem de uma pátria que dava orgulho aos brasileiros e ao mundo. Era um espaço de apresentação da cultura, da economia, do meio ambiente, do turismo e também do esporte, do que éramos e do que gostaríamos de ser.

É in

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login