Tem quem diga que é só um jogo, mas o futebol pode ajudar muito a entender a loucura que vivemos nessa pandemia de coronavírus no Brasil.

Nosso país está como um time na luta contra o rebaixamento em meio a uma crise de bastidores que repercute todos os dias na imprensa e dificulta as chances de recuperação.

Na véspera do jogo decisivo, o capitão do time vai para a balada (padaria) e enche a cara (limpa o nariz e cumprimenta idosos). O técnico é quem tem que dar as explicações. Na primeira, na segunda ou na terceira vez, ele vai dizer o padrão, que o time está unido, todos contra o mesmo adversário (coronavírus) em busca dos três pontos (sobreviver). Só que na quarta vez ele fala a verdade. O time não está mais unido.

Na imprensa, as manchetes estampam a crise, os pontos (vidas) perdidos, o caos se instaurando, enquanto os bastidores pegam fogo. Um tenta discutir a estratégia para vencer a próxima partida, o outro quer atenção.

No fim, o técnico já tinha caído antes de efetivamente cair, e o substituto, claro, vai jogar com outro esquema. Vai seguir as ordens do capitão e respeitar a “hierarquia”. E segue o jogo até o adversário nos lembrar que subestimá-lo é uma ousadia que custa caro. Outros fizeram isso e foram surpreendidos pela velocidade de ataque dele, que, em tão pouco tempo, já disparou no placar nos impondo 140 mil derrotas. Foram 140 mil vidas perdidas no mundo todo até agora.

Mas o capitão insiste em dizer que “não é tudo isso”. Que perder algumas partidas (“alguns vão morrer”) faz parte e que nosso time (“o brasileiro”) precisa ser estudado, porque ele não cai (“não pega nada, o cara pula em esgoto e não acontece nada com ele”). O risco do rebaixamento só aumenta, enquanto o líder da equipe diz que “ele já está passando”.

No futebol, a gente sempre diz que existe um roteiro para um clube seguir até ser rebaixado —e ele raramente falha. Troca de técnicos, time rachado, péssi

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe