Os tempos atuais sugerem reflexões que põem o ser humano em seu devido lugar. Obviamente, não falo de humanos quaisquer. Refiro-me a humanos que exercem a sua humanidade fazendo uso da razão, da emoção, do afeto, do respeito e da empatia, palavra tão em uso para quem, de fato, se coloca no lugar de outra pessoa para emitir sugestões ou mesmo decretos. Ou seja, não desejo nada a alguém que não possa ser desejado por mim mesma.

Nesse momento de poucos horizontes o que mais desejo para mim, e, portanto, para os outros, é poder viver. Isso implica todas as condições do exercício da humanidade, descritas acima, que passam pelas atitudes que ponham a mim e a todos os parentes, amigos, conhecidos próximos e distantes e mesmo a quem não conheço, em segurança diante da pandemia que nos cerca de forma concreta e abstrata.

Está bem difícil viver, é fato. A perda de referência no fim disso tudo, as informações falsas que nos atordoam incessantemente, a falta de liderança institucional, as tensões dentro dos lares pela perda de renda e o necessário distanciamento social levam até os mais fortes a vacilar. Se há 60 dias entrávamos em quarentena com a perspectiva de sair dela em poucas semanas, o que temos agora é apenas incerteza. Já não sabemos quando acabará, tampouco se acabará.

Já não podemos mais nos comunicar com a face, encoberta por uma máscara. Que ironia! Nós que nos tornamos peritos em disfarces para sobreviver. Entretanto, atrás dela está nossa boca, apenas encoberta, mas não amordaçada. Resta-nos então a voz e os olhos que tudo veem e também comunicam, não só como a janela da alma, mas como um farol a iluminar caminhos dos quase cegos, mas que ainda caminham buscando ouvir pelos orifícios que as máscaras não encobrem. Ou seja, com a capacidade que temos de adaptação, isso é um indício de que sobreviveremos.

É sempre importante lembrar que as coisas não iam bem antes do isolamento, mas o vírus e suas decorrências caíram como uma luva nas mã

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login