Quase dois meses após deixar a presidência da Argentina, Mauricio Macri tem um novo emprego. Ele foi anunciado nesta terça-feira (28) como mandatário da Fundação Fifa. O político deixou a Casa Rosada em 10 de dezembro, quando o eleito Alberto Fernández tomou posse.

Criada em março de 2018, a fundação é uma ONG mantida pela Fifa. Segundo o site da entidade que comanda o futebol, “tem a missão de promover mudanças sociais”.

O chefe executivo é o ex-atacante Youri Djorkaeff, campeão mundial com a seleção francesa em 1998. O foco primário é promover a educação. A intenção declarada é conseguir, com a ajuda de patrocinadores, US$ 1 bilhão (cerca de R$ 4 bilhões) para investir em programas educacionais.

Macri presidiu a Argentina de 2015 a 2019. Antes disso, foi prefeito de Buenos Aires. A fonte do seu poder sempre teve como base o futebol. Ele comandou o Boca Juniors, clube mais popular do país, de1995 a 2007, o período mais vencedor da história da equipe. Foi a credencial que usou para entrar na política. Ele até hoje é influente na agremiação.

O período como dirigente fez com que mantivesse contato com poderosos no esporte. Ele é amigo de Gianni Infantino, presidente da Fifa, da mesma forma que era do antecessor, o suíço Joseph Blatter, envolvido em escândalos de corrupção.

O emir do Qatar, xeque Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani, fez investimentos na Argentina influenciado por Macri e o convidou para ir a Doha ver a final do Mundial de Clubes do ano passado, entre Flamengo e Liverpool (ING).

A escolha não foi bem recebida entre alguns dirigentes esportivos do país. A AFA (Associação de Futebol Argentino) divulgou nota afirmando estar surpresa com a indicação. “[A escolha] está longe da vontade desta associação e assumimos por isso nosso dever de j

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login