É impossível dizer o que vai acontecer com o calendário do futebol. As federações estaduais formulam protocolos de saúde, para serem colocados em prática assim que o Ministério autorizar o retorno aos treinos.

Diferente do que parecia no início da crise, o menor problema não será realizar o Brasileiro. Porque as viagens podem seguir difíceis por um longo período se neste pais continente a Bahia vencer o vírus e o inverno trouxer a Covid-19 para a região sul, em agosto.

As menores distâncias tornam mais provável o reinício dos estaduais do que o início do Brasileiro. Mas há ressalvas: “O que é perto no Rio é longe em Minas”, diz o presidente do Atlético-MG, Sérgio Sette Camara.

“As menores dificuldades serão no Rio e no Espírito Santo, porque são estados pequenos”, concorda o presidente da Federação do Rio de Janeiro, Rubens Lopes.

Em meio a tantas incertezas, a certeza é a de que os pontos corridos se tornaram uma fórmula consagrada. Nem os clubes, nem a televisão, nem a CBF querem mudar o formato do Brasileiro. Pode até ser necessário neste ano, numa emergência, mas é improvável. Todos querem os 380 jogos.

Nos últimos 17 anos, discutiu-se a fórmula do Brasileiro apenas apontando opiniões individuais. Gosto, não gosto, tem emoção, não tem, prefiro o mata-mata, blablablá…

A realidade escancarou a lógica econômica. Com turno e returno e pontos corridos atende-se às necessidades básicas. Quem compra o pay-per-view sabe quantas partidas vai assistir. Quem tem fidelidade a um plano de sócio torcedor, prevê quantas vezes irá ao estádio.

Como todo campeonato é como uma plantinha, que precisa ser observada a cada dia, para entender onde está crescendo e onde está seca, ainda é preciso muito trabalho para haver aqui um torneio modelo. Pecado do passado foi julgar que apenas adotar uma fórmula idêntica a dos europeus traria o mesmo sucesso.

Não é tão simples.

A proximidade da assinatura de um contrato de direitos internacionais, p

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe