O distanciamento social completou um mês. É duro, mas necessário. Faço ginástica, leio, vejo partidas de futebol do passado, alguns programas esportivos, filmes, canais de arte, como o Curta e o Arte 1, e retorno aos noticiários para me informar. O número de mortes é assustador. Triste. Penso na transitoriedade da vida. Respiro fundo e sonho com as coisas que farei depois que terminar a tragédia.

Apesar de a história não ser animadora, tenho esperança de que o mundo e as pessoas se tornarão melhores após a pandemia. É inconcebível conviver com tanta miséria e com as ameaças ao meio ambiente, consequências da falta de solidariedade, do desleixo e das incompetências dos governantes.

Não há nenhuma certeza sobre quando voltaremos à normalidade ou se viveremos outra realidade. A ciência médica não é exata.

É perigoso, neste momento em que o cenário continua grave, os governos, clubes e federações marcarem uma data de retorno às atividades e ao futebol. Mesmo quando as coisas voltarem à normalidade, as pessoas terão que ter cuidados, mudar hábitos e evitar aglomerações. Mesmo com arquibancadas vazias, há o risco de confusão de torcedores fora dos estádios. Será impossível também manter os calendários de todas as competições.

Mudo de assunto. A qualidade das imagens das partidas da Copa de 1970 é muito pior e muito mais fechada que as atuais. Dava para ver apenas a bola e uma pequena distância em volta. Hoje, as imagens são bastante abertas, com ampla visão do conjunto. Isso ajuda nas análises de quem vê as partidas pela televisão.

No futebol, há dezenas de lugares-comuns, inverdades, que se repetem e se tornam verdades. Ouço, com frequência, que o futebol, na Copa de 1970, era muito mais lento e que havia mais espaços para jogar. Nem tanto. Evidentemente, hoje, os jogos são muito mais intensos e velozes. Além disso, a seleção brasileira atuava em um ritmo muito mais rápido do que era o c

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login