Uma documento do Ministério da Saúde deu parecer favorável à volta das atividades do futebol no país, mas apresentou uma série de ressalvas ao guia de sugestões protetivas submetido pela CBF para análise do órgão do governo federal.

A pasta argumenta que a atividade é “relevante no contexto brasileiro e que sua retomada [com portões fechados] pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão dos jogos para domicílio”, conforme o parecer publicado inicialmente pelo site Globoesporte.com.

Ao longo do documento, o ministério cita pontos que considerou insatisfatórios no guia da CBF para que o futebol possa retomar suas atividades em meio à pandemia do coronavírus.

O órgão sugere que a confederação “garanta a realização dos testes e avaliações constantes não apenas nos atletas, mas também que seja ofertado aos membros das comissões técnicas, funcionários e colaboradores, assim como aos respectivos familiares e contactantes próximos”.

Questiona também o fato de que, “na proposta apresentada, não fica evidenciado onde serão realizados os testes, periodicidade e critérios de retestagem, e como serão assistidos caso o diagnóstico dos atletas seja positivo”.

Outro problema relacionado aos exames, segundo a pasta, é que no momento “a disponibilização de testes rápidos no sistema de saúde encontra-se saturado diante das necessidades da população brasileira”.

O Ministério da Saúde pede que a CBF desenvolva um plano mais elaborado, envolvendo outros órgãos governamentais e da sociedade civil, e detalhe as medidas de saúde, segurança e higiene que serão adotadas.

O parecer destacou ainda que a decisão sobre o retorno de uma atividade específica caberá às autorid

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe