Houve um minuto de silêncio na reunião da Comissão Nacional de Clubes, na terça-feira (26), e não foi por causa dos mortos pela Covid-19. Os dirigentes lamentaram ao saber que o projeto de lei 2125/2020 não terá mais os artigos que permitiam não depositar por seis meses o FGTS dos jogadores nem parcelar multas de rescisão e pagar só 50% do contrato.

Culparam o deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ), por não aceitar a relatoria do projeto, originalmente do deputado Arthur Maia (DEM-BA). Houve quem dissesse que a intenção era quebrar o futebol brasileiro para que os clubes tenham de aderir ao clube-empresa. Nada a ver.

Dirigentes mais sóbrios saíram da mesma reunião com a certeza de que o mais prudente era mesmo evitar a quebra de benefícios históricos dos jogadores e que não há maquiavelismo no Congresso. Há, obviamente, outras prioridades, quando o Brasil perde cerca de 30 mil vidas.

As vozes mais sóbrias entre os dirigentes entendem que será, sim, necessário auxílio. Haverá dificuldade, mas não pode haver pânico.

Espera-se pelo congelamento das parcelas do Profut por 180 dias, após o fim do decreto de calamidade pública. Mas todos sabem que os clubes em pior situação são os que colecionam calotes e problemas há tempos. Casos de Botafogo, Fluminense, Vasco, Santos, Cruzeiro e Atlético-MG.

O deputado Pedro Paulo não aceitou a relatoria de Arthur Maia, e não foi para produzir a quebradeira. Foi aconselhado a não esvaziar o seu próprio projeto, que caminha agora para convergência com o do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A ideia da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) deve entrar no projeto do clube-empresa e isso demandará energia para aprovação.

Há resistência de muitos dirigentes a virar empresa. Ocorre que eles entendem que, se a situação se tornar insustentável, pode ser necessário aderir e eventualmente pedir recuperação judicial. Ninguém está propondo isso de maneira maquiavélica.

Como outros setores da economia, os clubes de futebol vão precisar de au

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login