Vanderlei Luxemburgo foi quem deu a primeira chance a Fernando Diniz num time grande. Não como treinador. Logo depois de ser campeão paulista pelo histórico Palmeiras dos 102 gols, Luxemburgo contratou Diniz para o Brasileiro de 1996.

Fernando Diniz tinha jogado como atacante no Juventus e no Guarani, antes de ser contratado pelo Palmeiras.

“Trabalhei com Vanderlei em seu momento de ouro. Tudo o que ele fazia naquele tempo é atual hoje em dia”, diz o treinador do São Paulo.

O clássico da segunda rodada do Paulista opõe o Palmeiras, de Luxemburgo, ao São Paulo, de Fernando Diniz. Um treinador histórico, outro jovem, e ambos tentando afirmação. Por motivos diferentes, discutem-se os números de Fernando Diniz nos times grandes que dirigiu e os de Luxemburgo, depois de voltar do Real Madrid.

Luxemburgo é o recordista de troféus do Paulista (8) e do Brasileiro (5), em ambos empatado com Lula, bicampeão mundial pelo Santos de Pelé. Mas, depois do Real Madrid, não voltou a ganhar títulos nacionais. Já são 15 anos.

O risco de rotular pessoas é que isso se espalha mais do que coronavírus. Chamar Luxemburgo de ultrapassado ou Fernando Diniz de Professor Pardal… Isso gruda. E não parece justo, porque os grandes trabalhos dependem do treinador, do elenco, da maneira como o clube se aparelha para dar benefícios e cobranças a seus jogadores.

Nos últimos dez anos, o futebol brasileiro viveu ondas. Marcelo Oliveira foi bicampeão brasileiro e não resistiu quatro anos em alto nível. Na sua esteira, vieram os treinadores jovens, como Zé Ricardo, Jair Ventura e Fábio Carille. Cada um com seu valor, ascenderam e desceram, depois do sucesso de Felipão, campeão brasileiro de 2018, e de Jorge Jesus.

A sequência estrangeira vai depender de Dudamel, Coudet e Jesualdo Ferreira. No passado, também houve trocas de guarda, mudanças de geração, com traumas para os veteranos e dificuldade para os novatos. Campeão paulista pelo Bragan

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login