O calendário do futebol brasileiro previa para este domingo (3) as finais dos campeonatos estaduais. Seria dia de festa, talvez com Fla-Flu no Rio de Janeiro e com o Caxias disputando o título gaúcho, contra Internacional ou Grêmio, em teoria.

Mais difícil prever como seriam as finais em São Paulo, onde o líder da classificação geral era o Santo André, que agora só tem quatro jogadores sob contrato.

Como os estaduais estão parados há 48 dias e a gripe espanhola interrompeu o Paulista por quase três meses, em 1918, é justo pensar que são apenas seis datas a compensar. Dá para recuperar em três semanas o que se perdeu em seis, com jogos às quartas e domingos.

Não haverá quartas-feiras ocupadas pela Libertadores, mesmo porque as competições internacionais são as mais ameaçadas neste momento, pela impossibilidade de viagens que atravessem fronteiras.

As lições da gripe espanhola seguem nos servindo. Mesmo com um século de distância e a economia do futebol amador, que não se comparava com os custos do profissionalismo. Naquele tempo, houve uma palavra chave para sair da crise: consenso.

O torneio só terminou porque se aceitou disputar apenas as rodadas com importância para o título. O Paulistano foi o campeão com 16 jogos, o Corinthians, vice, jogou 18, e o Santos, quarto colocado, entrou em campo 12 vezes.

Curioso que a gripe espanhola tenha acontecido em meio à única campanha de tetracampeonato. O Paulistano foi tri estadual no ano da pandemia e tetra no ano seguinte, enquanto o vírus ainda circulava. Mais de cem anos depois, o Corinthians brigaria –ou brigará– pelo quarto troféu consecutivo.

Há duas décadas dizemos que os estaduais não valem nada. Agora valerão muito, quando puderem ser disputados. Mais ou menos como escreveu o diário inglês The Guardian sobre a ausência de público: “Futebol sem torcida não é nada até o dia em que é tudo”.

Porque, neste momento, só parece possível voltar a jogar os estaduais, sem viagens, com portões fechados e sem data marcada.

O fim das férias dos jogadores,

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login