A jogadora de futebol Tamires, 32, começou 2020 com a expectativa de atuar bem em sua segunda temporada com a camisa do Corinthians e ser convocada para representar o país na Olimpíada de Tóquio. Até que a pandemia de Covid-19 interrompeu seus planos.

O Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino foi paralisado ainda em sua quinta rodada, e os Jogos Olímpicos, adiados para 2021.

Tamires, natural de Caeté-MG, seguiu as recomendações de seu clube e das autoridades do estado de São Paulo. Isolou-se em sua casa, no Parque Jaçatuba, em Santo André, no ABC paulista, com o marido César, 34, e o filho, Bernardo, 10.

Se por um lado houve abatimento pela mudança abrupta de rotina, por outro, estar com a família nesse momento tem sido não só um alento, mas também uma oportunidade muitas vezes rara na vida de jogadores de futebol.

A lateral, peça constante nas convocações da seleção brasileira, é a única mãe entre as atletas costumeiramente chamadas para a equipe nacional. Ela já abdicou da carreira em duas ocasiões, por causa da gravidez e para cuidar de Bernardo, numa época em que César também era jogador profissional.

O tema maternidade tornou-se recorrente em entrevistas, o que chega a incomodar Tamires. “De janeiro a janeiro, eu não sou só mãe. Sou mulher, sou atleta e quero falar também de futebol, de tática, da minha profissão”, afirma.

Há, porém, um momento de exceção. “É especialmente no Dia das Mães que eu quero falar de maternidade, representatividade.”

Para ela, é importante poder representar outras esportistas que querem ter ou já tiverem filho e continuam na ativa. Mas o principal desejo é discutir sua profissão: o futebol.

Há muita bagagem para isso. São duas Copas do Mundo (Canadá-2015 e França 2019) e uma Olimpíada (Rio-2016) com a seleção brasileira. No ano passado, conquistou a Libertadores pelo Corinthians.

Em uma live (transmissão ao vivo nas redes sociais) na última semana promovida pelo ex-lateral esquerdo Juan Pablo Sorín, Tamires falou sobre posicionamento em campo e forma de atuar, elementos que têm em comum com o ex-jogador de Cruzeiro e da seleção argentina. Assim como ele no passado, a brasileira se caracteriza pela ofensividade e por marcar gols.

É pensando em

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe