Os responsáveis pelos Jogos Olímpicos de Tóquio estão atentos para as medidas de controle e de prevenção da epidemia do novo coronavírus e sobre as suspeitas de contaminação em vários países, alguns deles, poucos, com registro de mortes pela doença.

Por isso, no momento, a Olimpíada é sinônimo de tensão e de expectativa. Reunirá cerca de 11 mil atletas, mais comissões técnicas, equipes de apoio, dirigentes e milhares de torcedores do Japão e do exterior. O desfile de abertura dos Jogos está previsto para 24 de julho próximo.

Como estará a ameaça do novo coronavírus (covid-19) naquele período? É difícil uma projeção precisa do tempo necessário para controle da situação, embora esteja havendo intensa colaboração entre os governos em geral e a Organização Mundial da Saúde.

Há empenho na troca de informações com foco na tentativa de encontrar uma solução para o problema.

Na China continental, onde o epicentro do surto do novo coronavírus ocorreu na província de Hubei, há registro de mais de 1600 mortes pelo vírus. No Japão, uma idosa morreu, aumentando o alerta no país.

Os principais agentes dos Jogos —do comitê organizador japonês e do Comitê Olímpico Internacional— anunciaram que toda a programação está mantida, sem qualquer plano de contingência. Um posicionamento que serve para abafar dúvidas, principalmente as mais céticas.

São cerca de cinco meses até os Jogos. O pontapé da reta final, segundo o site da Tóquio-2020, está previsto para 12 de março, quando a tocha olímpica será acesa na Grécia. No dia 26, o fogo olímpico estará em Fukushima, no Japão, depois passará por dezenas de outras cidades, culminando na ignição da pira na solenidade de abertura, na capital.

Os temores causados pelo novo coronavírus levaram ao esquecimento, ao menos temporário, de outra polêmica sobre a Olimpíada deste ano: a escolha de Fukushima para o revezamento da tocha no território japonês e para jogos dos torneios de beisebol e softebol do programa olímpico.

A intenção dos organizadores ao incluir aquela região no roteiro dos Jogos foi a de superar o estigma dos riscos de radiação devido à catástrofe na usina nuclear local e o da destruição causada pelo terr

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe