O futebol está numa sinuca de bico. O que fazer?

Em primeiro lugar, esperar, ter paciência.

Por mais angustiante que a situação seja, e é, ter pressa, querer voltar antes da hora, será a pior escolha.

Simbolicamente, lembremos: o Pacaembu virou hospital de campanha e os ingleses pensam em fazer de Wembley um depósito de cadáveres porque as funerárias de Londres não estão dando conta do congestionamento de caixões.

Parece macabro e também é.

Uma primeira atitude do governo inglês minimizando a gravidade da pandemia cobra o preço em vidas que poderiam ter sido poupadas, de idosos e de jovens. Como aqui.

Projeções da Premier League admitem a possibilidade de uma quebradeira de cerca de 30% dos clubes menores, em regra mais bem geridos que os brasileiros.

Nos Estados Unidos o projeto é o de acabar com o estímulo financeiro às bases tanto do futebol feminino quanto do masculino.

A Bélgica simplesmente deu os trâmites por findos e encerrou seu campeonato nacional.

Na melhor das hipóteses, países que fizeram bem a lição de casa, como a Alemanha, voltarão sabe-se lá quando, mas com portões fechados.

Não se tem a menor ideia de como será o comportamento do torcedor mesmo quando tudo passar. Por quanto tempo teremos medo de aglomerações?

No México, quando houve a epidemia do H1N1, em 2009, a queda nos jogos de beisebol chegou aos 30% e no futebol a 20%.

Desnecessário dizer o quanto tamanha redução afeta as finanças dos clubes.

Peguemos o caso do Palmeiras, um dos poucos, senão o único ao lado do Flamengo, clubes aparentemente saudáveis no país.

Não estar em atividade, apesar de seguir recebendo da patrocinadora, afeta em cerca de 28% a renda proveniente do estádio, além da suspensão do dinheiro da TV.

Imaginar a volta das atividades com portões fechados, portanto, alivia só a segunda parte, embora tal hipótese enseje outra questão: mesmo que as autoridades sa

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe