Postado By origemsurf em ago 19, 2020 |

“Raiz”, de Luciano Meneghello conta a evolução do surfe, canoa havaiana, stand up paddle e prone paddleboard, por meio da cultura polinésia

por Janaína Pedroso

“Esportes como o surfe e a canoa havaiana são praticados em todo mundo, mas muita gente não se dá conta de que são atividades que têm uma origem ancestral e estão fortemente ligados à história do Havaí e de todas as ilhas que formam o chamado ‘Triangulo Polinésio’”, conta o autor.

Há cerca de 3500 anos, os polinésios deram início a uma das mais extraordinárias sagas da humanidade. Povo do mar, navegaram uma área de área gigantesca de 22,5 milhões de km² do Pacífico, povoando ilhas, séculos antes dos primeiros grandes navegadores europeus se aventurarem pelos mares. Dessa cultura milenar, que por muito pouco não desapareceu em decorrência dos anos de colonialismo, emergiram alguns dos esportes mais populares do mundo na atualidade: o surfe, a canoagem polinésia, o stand up paddle e o prone paddleboard.

“Raiz”, é o primeiro livro de Luciano Meneghello, jornalista especializado em esportes de água, atualmente diretor de conteúdo da plataforma Aloha Spirit Mídia. 

“Há uma carga cultural que nem sempre é lembrada, então, aproveitei os meses de quarentena para tirar da gaveta um antigo projeto, que era contar essa história em um livro”, completa Luciano.

O autor baseou-se em extensa pesquisa realizada ao longo de quase dez anos, principalmente no período em que atuou como editor-chefe da revista Fluir Standup, ocasião em que teve acesso a um vasto acervo e contatos importantes.

Por hora “Raiz” está disponível somente na versão digital.

Serviço:

Raiz – Uma viagem pelas origens do surfe, ca

 » Read More