No início da pandemia de coronavírus, dentre tantas previsões que tentavam projetar os efeitos da doença no Brasil, uma delas já era certa: a Covid-19 escancararia o peso de convivermos tão naturalmente com a desigualdade.

Foi exatamente o que aconteceu no país, que já registrou 80 mil mortos, com taxa de mortalidade bem maior para negros e pobres. Talvez isso explique por que estamos aceitando tão facilmente a média de mil mortes diárias nesse que virou o “novo normal” no Brasil.

Assim como a pandemia escancarou essa desigualdade na sociedade, ela também jogou luz para uma situação que sempre “aceitamos” naturalmente: a desigualdade de gênero no esporte. A começar pelo que acontece na WNBA e na NBA, as ligas de basquete feminino e masculino dos EUA.

Ambas foram se resguardar na Flórida, numa “bolha” onde serão realizados os jogos limitando o contato aos times participantes. A “bolha” dos homens tem alimentação personalizada, quartos luxuosos, diversas opções de lazer e toda forma de cuidados, enquanto a das mulheres tinha refeições de péssima qualidade, quartos e várias áreas compartilhadas e uma estrutura bem inferior.

Além disso, a liga negou o pedido médico de Elena Delle Donne, a MVP da última temporada, para que fosse liberada dos jogos. Ela tem doença de Lyme e pertence ao grupo de risco nessa pandemia. Sem a liberação, poderia perder o salário caso não jogasse. A sorte foi que sua equipe, o Washington Mystics, atual campeão, garantiu os pagamentos para que ela não precise se arriscar. Será que veríamos algo assim acontecer com um atleta de ponta da NBA, como LeBron James?

No Brasil, no último fim de semana, teve início a “Missão Europa” patrocinada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). Uma foto muito simbólica foi divulgada pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). Nela, a delegação pronta para a viagem contava com 14 atletas da natação masculina e apenas uma da natação feminina.

A explicação? As mulheres não atingiram os índices estipulados em 2019. Mas

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe