Não há dúvidas de que todos os holofotes da imprensa brasileira devam estar voltados à cobertura da pandemia de coronavírus que toma conta do mundo.

Mas um acontecimento esportivo importante nesses tempos passou batido por muita gente: o Brasil foi hexa (de novo).

O primeiro hexa conquistado para o país veio pelas mãos (e pés, obviamente) de uma mulher há dois anos. Marta Vieira da Silva se tornou a primeira jogadora (e única brasileira) a ser eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo na premiação da Fifa. Pois bem, agora temos mais um hexa para comemorar.

Na última semana, Amandinha foi eleita pela sexta vez a melhor jogadora de futsal do mundo. E o mais curioso é que muita gente sequer sabe quem é e de onde veio esse fenômeno com a bola nos pés.
Infelizmente, poucos podem dizer que já a viram jogar, porque jogos de futsal feminino são uma raridade sem igual na TV brasileira.

No ano passado, foram cinco transmissões muito comemoradas por Amandinha e suas companheiras na modalidade. “Pra quem não tinha nenhum jogo na TV, ter cinco é um feito inesquecível”, disse.

A história dessa hexacampeã aos 25 anos de idade tem muitas semelhanças com a de Marta.

Amandinha também veio do Nordeste, cresceu no subúrbio de Fortaleza e passou por dificuldades sendo uma menina querendo praticar um esporte considerado “masculino”. Foi proibida de jogar um campeonato com os meninos e precisou da intervenção do técnico para ser liberada na competição.

E também saiu de casa bem cedo, com 15 anos, para viver seu sonho a 4 mil quilômetros de distância da família, em Brusque, Santa Catarina.

“Não foi fácil sair de uma ponta do país a outra, eu como filha única na época, e filha mulher. Meus pais sofreram no início, sabiam que havia a questão do preconceito, mas apoiaram bastante”, conta.

A decisão não poderia ter sido mais acertada. Aos 16 anos, pelo Barateiro Futsal, Amandinha ganhou seu pr

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login