Uma auditoria forense na problemática agência antidoping oficial da Rússia (Rusada) parece ter identificado um novo problema: centenas de milhares de dólares, e talvez quantias ainda maiores, pagas para empresas ligadas a seus ex-dirigentes.

Os gastos, documentados pela consultoria financeira internacional Baker Tilly em um relatório solicitado pelo diretor-geral da agência, destinavam-se a pagar por equipamentos para exames antidoping e outros produtos e serviços.

De acordo com um sumário de 54 páginas do relatório visto pelo The New York Times, a entidade em diversos casos pagou valores 50% mais altos do que os preços de mercado, ou ainda maiores, por essas aquisições.

“As aquisições não foram feitas por meio de concorrências, e sim por decisão de dirigentes importantes da organização”, aponta o documento, que menciona um antigo diretor-geral da agência como um dos envolvidos.

A auditoria das finanças da Rusada foi solicitada por Yuri Ganus, atual diretor-geral. Ele, que era executivo do setor ferroviário, não tinha experiência em administração esportiva antes de assumir o posto, em 2017, mas tinha experiência quanto a resolver problemas de organizações em crise.

Uma das primeiras tarefas que ele empreendeu, disse Ganus, foi estudar as finanças da Rusada. Quando descobriu custos de equipamento e despesas muito superiores aos que antecipava, Ganus contratou a Baker Tilly para examinar toda a contabilidade da agência.

“Vi os papéis”, disse Ganus em entrevista por telefone. “Vi grandes diferenças entre o que foi proposto e os preços que eles receberam.”

O dirigente disse que esperava que houvesse uma ação oficial depois que as conclusões do relatório fossem submetidas às autoridades russas. Uma investigação foi iniciada e os dirigentes foram entrevistados, ele disse, mas, de repente, o caso foi encerrado.

Acreditando que sua agência foi vítima de fraude, ele escreveu à Procuradoria Pública de Moscou para exigir uma reabertura da investigação.

“Acredito nesse relatório”, disse Ganus. “Quando o comitê de apuração suspendeu a investigação, discordei da decisão.”

Os detalhes sobre as transações financeiras da Rusada são apenas a mais recente causa de preocupação para a agência e de perda de credibilidade do esporte russo.

No final do ano passado, a Agência Mundial Antidoping (Wada) excluiu a Rússia das competições esportivas internacionais por

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe