Pep Guardiola ganhou a Champions League em sua primeira temporada como técnico de um time de primeira divisão e surpreendeu o mundo com seu estilo de pressão e troca de passes. Zidane nunca foi surpreendente, exceto pelos resultados. Ganhou três Champions seguidas, nos três anos iniciais de sua carreira em clube de primeira divisão.

Quem é melhor, Zidane ou Guardiola, é pergunta que o mundo do futebol nunca fez. Perguntava se Mourinho podia desafiar o técnico-craque-catalão, ou se hoje Jürgen Klopp pode ser melhor do que ele.

Guardiola segue sendo o mais revolucionário, embora não seja sempre o mais vencedor. O destino tratou de reunir, numa eliminatória de Champions, Guardiola de um lado e Zidane do outro. Você não precisa perguntar quem é melhor. O confronto vai dizer quem terá mais estratégias para avançar às quartas.

Nem o Manchester City, que ganhou do Leicester, nem o Real Madrid, na derrota para o Levante, jogaram bem no sábado (22). O  City está em segundo lugar na Premier League, mas suou para vencer o sistema defensivo do adversário.

Zidane perdeu a liderança para o Barcelona, de Quique Setién, contestado uma semana atrás, mesmo depois de ganhar do Getafe. O diário catalão El Mundo Deportivo discutiu se o estilo de posse de bola estava superado. Estão convidados a ver uma mesa redonda no Brasil.

Há estilos diferentes de jogar e de vencer. O Chelsea, de Frank Lampard, venceu o Tottenham, de José Mourinho, com os dois times jogando no sistema 3-4-2-1, que se transformava em 5-4-1, linha defensiva de cinco, quando se perdia a bola.

Guardiola e Zidane, não. O catalão já jogou com linha de cinco defensores, mas sempre tem como objetivo fazer o gol. Mesmo quando tem dificuldade e ganha no contra-ataque, como no gol de Gabriel Jesus contra o Leicester.

Quando atua com três zagueiros, não quer formar linha de cinco sem a bola. Já fez isso contra o Chelsea, de Antonio Conte, na temporada 2016/17. Levou um nó.

Jogar com três atrás, para Guardiola, é ter um jogador a mais no ataque. Ele já fez linha de cinco atacantes em momentos de jogos esp

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login