Continuo em casa. É necessário. Trabalho, tento fazer coisas diferentes e, ao mesmo tempo, me informo sobre a pandemia. É triste saber de tantas mortes.

Se, neste momento, os governos e as grandes empresas, públicas e privadas, de todo o mundo, injetam muito dinheiro para combater a epidemia e ajudar os mais necessitados, vulneráveis, imagino que, quando tudo se normalizar, com segurança, poderia haver outro grande esforço mundial para diminuir a pobreza.
No Brasil, quase metade das pessoas não possui saneamento básico. É outra grande tragédia, que, há muito tempo, mata, regularmente e aos poucos.

Será inevitável uma recessão econômica e os valores no futebol terão de ser revistos. Dificilmente haverá futebol antes de agosto. A rica CBF deveria ajudar os pequenos clubes, para que possam sobreviver. Será necessário também reorganizar o calendário.

Pego carona em uma discussão sobre Romário, em um programa da ESPN Brasil, com todos os comentaristas em casa, por videoconferência. Segundo eles, Valdano, ex-jogador, técnico e dirigente, atualmente analista e filósofo do futebol e que foi treinador de Romário, teria dito que os técnicos atuais, provavelmente, não escalariam o atacante em seus times, por causa de sua pouca movimentação e por jogar parado, dentro da área.

Concordo com os comentários de Rômulo Mendonça. Valdano falou da última fase de Romário, a mais longa. Após ser campeão e melhor do mundo, passou a administrar a fama e a jogar parado, dentro da área, quando continuou a fazer gols. José Simão escrevia que Romário passava todo o jogo coçando o saco dentro da pequena área, esperando a bola, para empurrá-la para as redes.

Antes dessa época, até ser o melhor do mundo, Romário jogava da intermediária ao gol. Às vezes, partia do meio-campo, com dribles e troca de passes. Ele era magistral para correr, no momento certo, sem entra

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login