Neste domingo (19), poderemos ver pelo SporTV a final da Copa do Mundo de 1970. Muitos dirão que a seleção brasileira foi espetacular, melhor até do que se dizia, enquanto outros falarão que o futebol era muito lento, que era uma grande equipe, mas nem tanto.

No passado e no presente, há grandes times e jogadores e também os razoáveis e os ruins. Não podemos confundir a deliciosa memória afetiva com o saudosismo, em achar que tudo antes era superior, nem se iludir que a vida e o futebol começaram com a internet.

Na véspera da final, na reunião dos jogadores com a comissão técnica, combinamos que, quando Jairzinho entrasse em diagonal e fosse acompanhado pelo lateral da Itália, Carlos Alberto avançaria pela direita. Combinamos também que eu jogaria entre os quatro defensores, que faziam a marcação individual, e o zagueiro da sobra, para evitar que ele saísse na cobertura. Um marcaria o outro.

Saiu tudo como planejado. Foi também uma vitória tática.

Eu sabia que pouco pegaria na bola, espremido entre os defensores. Mas sabia também que era necessário. Senti-me importante. Repito, não fui um clássico centroavante, finalizador, nem um meia-atacante, como era no Cruzeiro, com um centroavante à minha frente. Em um time com dois atacantes excepcionais, agressivos e artilheiros, como Pelé e Jairzinho, era preciso um centroavante armador, um facilitador.

Na véspera da final, como aconteceu antes de todos os jogos do Brasil na Copa do México, houve um encontro entre alguns jogadores, uns seis, que se revezavam. Ninguém era obrigado ou coagido a participar. Um dos presentes fazia uma reflexão inicial sobre futebol ou sobre o que quisesse. Alguns gostavam de rezar. Só não se falava sobre estratégia de jogo, o que acontecia na reunião com os integrantes da comissão técnica.

Naquele último encontro, houve uma exceção, e foi convidado para falar o doutor Roberto Abdala Moura, que tinha me operado do olho e que assi

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe