O argentino Jorge Valdano, 64, brilhou no ataque do Real Madrid onde foi bicampeão europeu em 1985 e 1986. Ganhou até o prêmio de melhor jogador estrangeiro da temporada.

Como treinador madridista, venceu o Campeonato Espanhol de 1995 e, depois, assumiu a direção de futebol do clube merengue.

Campeão mundial pela Argentina na Copa de 1986, quando marcou quatro gols, um deles na final contra a Alemanha, tem também um título argentino pelo Newell's Old Boys, em 1974.

De sete instrumentos, além de comentarista e de belo programa de entrevistas na TV, “Universo Valdano”, é colunista do El País.

Brilhante colunista, tão bom que se pode dizer que é o Tostão do jornal espanhol.

É dele, em fins de maio, o texto que segue, quando a pandemia ainda impedia a volta do futebol na Espanha.

“Há uma corrente de opinião que está crescendo, à qual adere gente que desconfia do futebol e que diz algo indiscutível: passamos três meses sem futebol e não aconteceu nada. ‘Podemos viver assim', asseguram.

De fato, o mundo seguiu girando, indiferente.

Ninguém convocou manifestações para sua volta e não se sabe de nenhum suicídio por sua ausência.
Está tudo certo.

Devo dizer, além do mais, que em muitas ocasiões o futebol dá motivos para que desconfiemos de sua ganância consumista, da violência sempre latente, e às vezes explícita dentro de si, e de sua onipresença nos meios de comunicação.

Mas, como parte da indústria do entretenimento, o futebol existe para nos divertir. E para despertar emoções comunitárias que de outro modo estariam adormecidas.

Estou sem ver futebol o mesmo tempo que estou sem poder beijar meus netos. E tampouco aconteceu nada.

Exceto que, sem vê-los, vivo infinitamente pior.”

Sou capaz de apostar que Tostão assinaria embaixo.

E não tenho a menor dúvida em dizer que assino, embora, no meu caso, que não joguei como Valdano e Tostão, nem muito menos fui campeão do mundo como

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe