Não fosse uma pandemia gerada pelo coronavírus, hoje seria dia de escrever sobre a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, as primeiras medalhas conquistadas e os lamentos por aqueles que tinham tudo para chegar, mas que por fatalidade ou irresponsabilidade permaneceram em suas casas assistindo à busca da realização de sonhos alheios.

Celebração quadrienal, aguardada por muitos como o ápice de uma carreira, os Jogos Olímpicos de Tóquio são a prova maior do impacto gerado por uma doença implacável. Foi mais veloz do que qualquer corredor ou nadador de 100 metros. Foi mais forte do que os melhores halterofilistas. Mais ágil do que os melhores atacantes das modalidades coletivas. E mais implacável do que qualquer árbitro diante de uma falta.

O vírus foi capaz daquilo que nem Jimmy Carter conseguiu em 1980, nos Jogos Olímpicos de Moscou, nem Konstantin Chernenko, em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, ou seja, impedir a sua realização.

E se estou aqui a escrever sobre isso é porque a celebração se tornou um lamento. Tanto por aqueles que não podem competir como por quem não poderá mais uma vez se permitir fascinar pela habilidade singular, sobre-humana, de quem compete.

Por isso o desejo de ir para Pasárgada, onde Manuel Bandeira se disse amigo do rei. Lá, além da aventura de tal modo inconsequente, seria possível fazer ginástica, andar de bicicleta, montar burro brabo, subir em pau-de-sebo e tomar banhos de mar, certamente sem a necessidade do uso de máscara ou álcool em gel.

Em se podendo tudo isso, os atletas estariam executando seus planejamentos de treino e próximos do pico desejado para a competição olímpica.

Mas, o que de fato conseguimos, foi uma autorização para que um grupo de atletas desembarcasse em Portugal para que de lá pudessem recomeçar uma vida próxima daquilo que existia antes de março passado.

A hospitalidade lusitana afirma o lirismo do fado tropical que vaticinou nosso destino de

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe