No final de semana em que o país ultrapassou as 100 mil mortes em decorrência do novo coronavírus, o Campeonato Brasileiro, que já recebia questionamentos antes mesmo de a bola rolar, viu as incertezas sobre sua realização aumentarem, com casos de jogadores infectados e a interferência do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

O Goiás, desfalcado de dez atletas diagnosticados com Covid-19 horas antes do jogo com o São Paulo, tentou desde o começo da tarde deste domingo (9) anular a partida de estreia no Nacional. Porém, apesar do apelo, não teve nenhum retorno da CBF até 16h.

O São Paulo, mesmo inseguro diante dos riscos de contágio da doença, chegou a colocar o time em campo para cumprir o regulamento da competição, postura considerada “fria” pelo clube goiano diante da gravidade da situação.

A falta de informações fez a TV Globo, que exibiria o confronto, abrir sua transmissão como se a bola fosse rolar normalmente.

Como a CBF não tomou nenhuma medida até a hora do jogo (16h), o Goiás recorreu ao STJD para tentar o adiamento e obteve uma decisão favorável a dez minutos do início.

A essa altura, o time são-paulino, ansioso para dar uma resposta no Nacional depois da eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista, já estava em campo e esperava pelo adversário.

Em vez de a equipe goiana pisar no gramado do estádio da Serrinha, em Goiânia, quem compareceu foi o seu presidente, Marcelo Almeida, com o deferimento assinado pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, para apresentar ao trio de arbitragem.

“Infelizmente, fomos comunicados desses resultados positivos apenas no dia de hoje [domingo]. Todos os jogadores que testaram positivos estavam concentrados. Diante desse fato, a gente preferiu agir com coerência, pedindo para que o jogo fosse adiado”, disse Almeida em entrevista à Globo. “Entramos com a liminar no STJD com essas alegações. Esportivamente, seria uma coisa totalmente descabida.”

A emissora, então, cortou o sinal de Goiânia e passou a exibir para os estados de São Paulo e Goiás o duelo entre Flamengo e Atlético-MG, no Maracanã.

A CBF, que às 14h45 havia publicado nota em seu site para anunciar o adiamento de um jogo na Série C do Brasileiro, não fez o mesmo para a partida da Série A —só confirmou sua suspensão após a decisão do STJD.

O coordenador médico da CBF, Jorge Pagura, afirmou à Folha que postergou a decisão de cancelar o jogo enquanto aguardava publicação das últimas testagens, realizadas neste domingo, depois de os exames publicados na sexta terem sido considerados inconclusivos.

“Não era justo com o Goiás e com o São Paulo cancelarmos o jogo mais cedo, enquanto os exames ainda estavam sendo concluídos. Os novos exames ficaram prontos perto do começo do jogo, e a nossa decisão foi médica e não por causa do STJD”, disse Pagura.

A partida entre Treze-PB e Imperatiz-MA,

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe