Vanderlei Luxemburgo responde com uma pergunta sobre se considerar branco ou negro: “Já viu pagodeiro branco?”. Não se mede nenhuma pessoa pela cor da pele e, por isso, ninguém deveria perguntar. Mas Luxemburgo deixa claro que é negro e você entenderá por que, nesse caso, isso importa.

Em outubro do ano passado, o jogo Fluminense x Bahia foi tratado como o único entre dois técnicos negros na Série A, Marcão e Roger Machado. Luxemburgo, porém, estava no Vasco.

O Brasileiro de 2019 também foi o da discussão sobre xenofobia, pela resistência em aceitar o sucesso de Jorge Jesus, o segundo estrangeiro campeão nacional —o paraguaio Volante venceu pelo Bahia em 1959.

O Brasil é mais xenófobo ou racista?

Dos 58 técnicos da seleção brasileira, só Vanderlei Luxemburgo e Gentil Cardoso são negros. Gentil dirigiu o Brasil no Sul-Americano Extra de 1959, quando a CBD enviou a seleção pernambucana.

A seleção teve o argentino Filpo Nuñez num amistoso contra o Uruguai, em 1965, e o uruguaio Ramón Platero, no Sul-Americano de 1924. Platero como treinador da seleção é uma descoberta do pesquisador Antônio Carlos Napoleão. Por anos, só se soube de Filpo, como único estrangeiro.

Entre a xenofobia e o racismo, o estudo dos maiores clubes brasileiros não deixa dúvida. Dos 12 mais tradicionais, só Vasco, Botafogo e Cruzeiro tiveram número maior de treinadores negros do que estrangeiros. Tratar o Brasil como um país que rejeita o forasteiro é desconhecer nossa história. A do futebol, inclusive.

A missão do técnico estrangeiro aqui sempre foi e sempre será a de trazer novas visões, para que se tenha quanto mais qualidade possível.

A falta de oportunidade para negros é infinitamente maior. Neste país, ela está escancarada desde 1535, data da chegada do primeiro navio de escravos, de acordo com o livro “Escravidão” (2019), de Laurentino Gomes.

“Negros e pardos —classificação que inclui mulatos e uma ampla gama de mestiços— representam 54% da população brasileira, ma

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login