Os clubes brasileiros ainda não sabem com clareza como será o futebol após a pandemia do coronavírus. Mas os técnicos têm aproveitado a pausa para tentar planejar, na medida do possível, a continuidade da temporada de 2020.

A rotina dos treinadores das equipes da Série A do Campeonato Brasileiro tem sido basicamente a mesma nas últimas semanas: conversas com a comissão técnica utilizando aplicativos de mensagem ou chamada e observação de jogos do próprio time e dos adversários que eles deverão enfrentar assim que o futebol retornar.

O técnico do São Paulo, Fernando Diniz, 46, mantém contato diário com seus ajudantes e com o departamento de análise de desempenho. A equipe de trabalho, além da revisão das partidas do clube do Morumbi no ano, tem discutido possíveis novidades nos treinos para a retomada do calendário.

Diniz, que tem boa abertura com o elenco são-paulino, também está conversando permanentemente com os jogadores sobre algumas questões de jogo e, principalmente, sobre como estão enfrentando a pandemia com suas famílias.

A leitura e o tempo com a família também têm ajudado o agitado treinador tricolor a manter a mente tranquila durante o isolamento.

O português Jesualdo Ferreira, 73, técnico mais velho entre os clubes da elite nacional, optou por permanecer em Santos e não retornou ao seu país como fez seu compatriota Jorge Jesus, do Flamengo.

A comissão técnica do português está dividida entre Portugal e Brasil. Por Skype, eles fazem reuniões diárias para conversar sobre os jogos que o Santos fez em 2020, a análise dos próximos adversários da equipe e a montagem de um possível cronograma de treinos para a sequência do ano. Jesualdo também tem ido se exercitar no CT Rei Pelé, quase sempre sozinho.

Dos clubes paulistas, o caso mais sensível provavelmente seja o do técnico do Corinthians, Tiago Nunes, que sofria grande pressão antes da parada em razão da eliminação na Copa Libertadores e a possibilidade de cair ainda na fase de grupos do Campeonato Paulista.

O treinador corintiano também tem trabalhado de maneira remota com sua comissão técnica. Mas o gaúcho de 40 anos está esperando junto à esposa Fernanda pelo segundo filho do casal, Pedro, que tem nascimento programado para o fim de abril ou início de maio.

Com a gravidez de Fernanda, Tiago tem redobrado os cuidados com higiene e prevenção em casa e, além do contato com seus auxiliares e atletas corintianos, tem aproveitado para colocar alguns livros em dia, entre eles “Onze Anéis”, do técnico de basquete Phil Jackson, “Convite à Filosofia”, de Marilena Chauí e “O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter.

A leitura também tem sido um refúgio para o técnico Adilson Batista, demitido do Cruzeiro no último dia 15 de março. O paranaense de 52 anos foi a Buenos Aires no ano passado e comprou na capital argentina uma pilha de livros sobre futebol.

Na mala,

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe