Não são apenas os torcedores que farão falta ao Colônia neste domingo (17), quando a equipe entrar em campo para enfrentar o Mainz 05, em casa, no retorno do Campeonato Alemão. Eles também sentirão a ausência de Hennes IX, o bode que é a mascote do time.

Será a primeira vez em 12 anos que o animal não estará presente no estádio para uma partida. Em 2008 seu antecessor, Hennes VIII, teve de ficar afastado por estar doente.

A regulamentação sanitária para a volta da Bundesliga é omissa no que se refere à presença de animais, mas restringe a entrada no estádio a poucos jogadores, jornalistas credenciados, médicos e integrantes das comissões técnicas. Não há espaço para o bode e seu cuidador.

O não comparecimento de Hennes IX, integrante de uma dinastia de bodes que são parte do Colônia desde a década de 1950, não é polêmica em si. A controvérsia está no retorno do futebol do país, a partir deste sábado (16), com portões fechados.

“Se não há torcida, o futebol não é nada. Passa a ser apenas um negócio. Esse retorno é apenas por causa do dinheiro da televisão, nada mais. A emoção do jogo está na presença do público e na conexão que ele tem com sua equipe. Se você tira isso, perde o sentido”, afirma Markus Sotirianos, um dos dirigentes da “Unsere Kurve”, organização que reúne torcedores de diferentes times alemães das quatro divisões principais.

A Alemanha será o primeiro campeonato nacional europeu a reiniciar desde a paralisação causada pela eclosão da pandemia de Covid-19, em março. A iniciativa será observada pelas outras ligas do continente, ansiosas por também recomeçar. Inglaterra, Espanha e Itália querem seguir pelo mesmo caminho. Portugal marcou a primeira rodada desde a paralisação para 4 de junho.

Uma das explicações da Bundesliga (apoiada pelo governo do país) é que o futebol terá a capacidade de oferecer entretenimento em um momento difícil, além de elevar o moral da população.

Não é uma explicação aceita por todos. Para organizações de torcedores, pode não passar de uma desculpa.

“Associações e clubes que geram milhões em receitas vão desaparecer por causa de uma parada de algumas semanas? Isso nos parece absurdo. É um ponto que estamos ressaltando há algum tempo. A preocupação no futebol é apenas em maximizar o lucro para poucos. A cada dia, se afasta dos torcedores mais e mais. O torcedor só é bom se serve ao seu clube, mas os interesses dele são sempre ignorados”, afirma Stephen Schell, do ProFan, outra entidade que reúne sócios de difer

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe